Acervo digitalizado da revista Manchete disponível na internet

Publicação está na íntegra no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Bruno Leal | Agência Café História

Uma ótima notícia para pesquisadores da história contemporânea brasileira e para os saudosos em geral: o acervo completo da revista Manchete (1952-2007) foi digitalizado pela Biblioteca Nacional e disponibilizado gratuitamente para consulta pública no site da Hemeroteca Digital – projeto de excelência da BN que nos últimos vem tem digitalizado centenas de jornais e revistas brasileiros. Clique aqui para conhecer.

Manchete
Revista Manchete foi lançada em 1952. Foto: reprodução da internet.

Criada por Adolpho Bloch, a Manchete foi uma revista semanal de grande sucesso publicada no Brasil entre 1952 e 2007, com exceção de alguns intervalos em que deixou de circular. Nas suas primeiras décadas, a Manchete foi a segunda maior revista brasileira, atrás apenas de O Cruzeiro. Fartamente ilustrada, a Manchete foi uma espécie de escola para muitos fotojornalistas, com destaque para o  francês Jean Manzon.

Seus textos também tinham grande qualidade. Por sua redação passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, David Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. O carnaval carioca era um dos eventos preferidos da equipe da Manchete – poucas publicações sabiam cobrir também os dias de festas nas ruas do Rio de Janeiro quanto a Manchete.


Como citar essa notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Acervo digitalizado da revista Manchete disponível na internet (notícia).  In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/revista-manchete-na-web/. Publicado em: 12 jan. 2019. Acesso: [informar data].

17 Comentário

  1. Tenho uma Revista Manchete guardada aqui que mostrar os jogos da Seleção brasileira, desde a primeira Copa do Mundo, preservo com carinho e respeito pela história antiga.

  2. Olá pessoal. Alguém teria, por acaso, a edição 1018 de 23 de outubro de 1971. Sou pesquisador e gostaria de ter essa edição. Agradeço.

    • Oi Djalma, tudo bem? Obrigado por escrever,
      Nós não fazemos a pesquisa para os leitores.
      A ideia do acervo digital é que todos possam fazer suas pesquisas.
      Abraço e boa sorte!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*