Cinema iraniano ganha reforço em plataforma de streaming

Reserva Imovision acabou de ganhar um reforço de peso para o seu acervo de filmes iranianos: "Gosto de cereja" e "Cópia Fiel"?, do diretor iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016).
24 de fevereiro de 2024
Cinema iraniano ganha reforço em plataforma de streaming 1
"Cópia Fiel" (2010) levou mais de 10 prêmios internacionais, incluindo o prêmio de Melhor Atriz, em Cannes, com a brilhante Juliette Binoche O filme é uma delicada e agridoce comédia que se passa na romântica Itália. Foto: Imovision.

A plataforma de streaming Reserva Imovision acabou de ganhar um reforço de peso para o seu acervo de filmes iranianos: “Gosto de cereja” e “Cópia Fiel”?, do diretor iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016). Para testa a plataforma por uma semana, clique aqui. O Imovision é uma das principais plataformas de filmes europeus do país, com centenas de títulos novos e clássicos em seu portfólio.

“Gosto de Cereja” é um filme de 1997. Um homem viaja pelos campos, tentando angariar trabalhadores avulsos para satisfazer seus desejos reprimidos: Ele procura alguém que o ajude a morrer, mas vive em uma sociedade onde suicídio é uma abominação. Já “Cópia Fiel” foi lançado de 2010 e traz a estrela do cinema francês, Juliette Binoche.  James Miller é um filósofo inglês que viaja para uma pequena cidade na Itália para apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, conhece a dona de uma galeria de arte, que vive com seu filho, e começam a fingir que são casados por muito tempo.

Abbas Kiarostami foi um dos maiores nomes do cinema iraniano. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua longa carreira, como a Palma de Ouro de 1997, pelo filme “Gosto de Cereja”, e o Leão de Ouro do Festival de Veneza de 1999, por “O Vento nos Levará”. Além disso, ele foi poeta, roteirista, produtor e fotógrafo.

No Reserva Imovision, existe uma seleção especial do cinema, que inclui “A Separação”, de Asghar Farhadi (Filme levou o Oscar de melhor filme estrangeiro), “Taxi Teerã”, de Jafar Panahi (Filme ganhou o Festival de Berlim, 2015), “3 Faces”, de Jafar Panahi (Melhor roteiro no Festival de Cannes) e “O Perdão”, de Maryam Moqadam, Behtash Sanaeeha (Mensão de honra no Festival de Zuric.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss