Professor de História desenvolve jogo inovador utilizando apenas formulário do Google

“Conselhos do Rei” coloca o estudante dentro de uma monarquia absolutista europeia.

Bruno Leal | Agência Café História

Vem de Curitiba mais uma boa prática no campo da educação básica. Em meio ao isolamento social, o professor de História Tiago Rattes, de 37 anos, aplicou uma estratégia de gamificação inovadora com os seus alunos 7° ano. Ele utilizou um formulário do Google Forms, uma ferramenta simples e gratuita do Google, para desenvolver uma atividade-jogo chamada o “Conselho do Rei” – clique aqui para conhecer.

O game convida o aluno a imaginar-se em um círculo de confiança de um monarca absolutista no início da formação dos estados nacionais. A cada nova etapa eles são apresentados a situações históricas típicas do período e tem que opinar, tendo sempre dois possíveis caminhos.

Games de História - Uma opção para o isolamento social
Mineiro Tiago Rattes é professor na Escola Projeto 21, em Curitiba. Foto: Thiago Rattes.

“Em um certo momento, por exemplo, o rei questiona se ele deve buscar consolidar seu poder pelo carisma ou pela imposição e sua autoridade. Na atividade não existe o certo ou errado de uma atividade tradicional. Cada resposta leva o aluno a uma observação histórica que gera a reflexão. Se os alunos aconselham o rei a investir no carisma, eles serão alertados que embora o carisma seja algo importante, os adversários do rei estão conspirando contra ele nos bastidores por acharem que ele é incapaz de impor seu poder. Aqui eu abro espaço para debater com o aluno as ideias de pensadores como Maquiavel e Hobbes”, explicou o professor ao Café História.

Criatividade no isolamento 

Rattes, que é mineiro de Juiz de Fora e professor da Escola Projeto 21, em Curitiba, conta que a ideia do jogo-atividade surgiu dentro do contexto de isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus:

“Já havia um tempo que eu tinha interesse em explorar recursos de gamificação em sala de aula. Diante da situação de isolamento social, entendi que era a hora de tirar o projeto do papel e aplicá-lo. Uma das coisas que favoreceu a sua aplicação foi o fato de que nossos alunos tem um grau de iniciação digital muito bom e se familiarizam muito com esse tipo de estratégia. Mas a atividade teve boa aceitação também entre aqueles que tem menos familiaridade com ferramentas digitais ou jogos”.

Tudo pode ser feito de casa, enquanto as aulas presenciais não recomeçam. Mas enquanto isso não acontece, o professor está neste momento aperfeiçoando a atividade do sétimo ano e preparando uma outra, exclusiva para o sexto ano, que vai abordar as Sociedades Fluviais. Nessa nova atividade, a turma será convocada a se imaginar em uma tribo que está passando do nomadismo para o sedentarismo, e nesse processo estão se aproximando de um grande rio no Oriente Médio.

Tela da atividade-game que é ambientado em uma monarquia absolutista
Tela da atividade-game que é ambientado em uma monarquia absolutista.

“A ideia das atividades é desenvolver competências gerais como o Pensamento crítico, criativo e cientifico nos alunos, já que o processo de imaginação e reflexão acaba favorecendo que os alunos construam saberes importantes da História. Além disso a competência da cultura digital é bem desenvolvida neste processo já que a noção de protagonismo com as ferramentas digitais norteia boa parte do trabalho”, diz Rattes. 

Como citar esta notícia 

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Professor de História desenvolve jogo inovador utilizando apenas formulário do Google (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/professor-de-historia-cria-jogo-inovador. Publicado em: 1 mai. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

54 Comentário

  1. Fiz o teste. O professor está de parabéns.
    Além de ensinar História, esse tipo de atitude nos leva a uma reflexão sobre a criatividade e a tecnologia a serviço da educação.
    O encontro desses dois itens podem – e devem – transformar a educação dentro da sala de aula e despertar o interesse dos estudantes, tão essencial para que o nível de aprendizagem seja maior e melhor.
    Meus cumprimentos.

  2. Parabéns professor Thiago, seja pra criatividade no uso de uma ferramenta simples do formulário, seja por toda contextualização, e por colocar ideia em prática

  3. Excelente, não apenas pela interação e conteúdo, e essencial nesse momento de distanciamento, quando os estudos estão sendo orientados à distância, mas pela reflexão que conduz em cada etapa do jogo. Parabéns colega!

  4. Meu aluno chegou aqui comentando sobre esse jogo. Tenho um espaço pedagógico especializado chamado DESENVOLVENDO SABERES. Atendo individualmente cada criança. E como a aula era história é o assunto era exatamente esse Monarquia, Clero, Feudadalismo e capitalismo. Resolvi da uma olhada!
    O jogo é ótimo! Parabéns! Tb tenho um projeto assim para a aprendizagem de matemática!

  5. Bom dia professor. Excelente instrumento usado e ideia majestosa.
    Sou professor da SEE-DF e gostaria que me ensinasse a fazer essa transição das resposta, ou seja, clicando em uma opção corresponde a resposta correspondente.

    Aguardo valiosa resposta,

    • José, acabei de postar no meu canal no YouTube um video tutorial. Pesquise por Tiago Rattes que vai encontrar meu canal. Abraços

  6. Olá, curiosamente fiz algo parecido em língua inglesa. A partir de vídeos do YouTube, recortes de jornal americano e páginas de sites diversos,criei atividades para os alunos responderem com base nesses videos.
    Fiz 7 atividades diferentes usando esse formulário é a partir dessa ideia vou tentar desenvolver algo parecido com o que ele fez. Muito legal.

  7. Professor, achei genial. Especialmente o conceito de que não há “certo e errado”, mas sim, “ação e reação”. Isso combate o maniqueísmo, muito bom mesmo. Peço a sua vênia para tentar algo parecido com as minhas turmas!

  8. Sensacional! Amei e já fui experimentar! Acabei de criar o meu, mas estou com uma dificuldade: a de tirar o botão “voltar” para que o jogador só possa seguir em frente e não mudar as respostas. Alguém sabe?

  9. Que forma ímpar de levar conhecimento de história agregado a valores de pensamento que cada um tem o seu e precisa saber lhe dar com ele e suas consequências. PARABÉNS para vc professor que se dedicou de forma a qualificar o ato tecnológico!!!

  10. Parabéns, professor Tiago, achei o formulário sensacional.
    Gostaria de saber a possibilidade de disponibilizar o formulário para aplicação junto a outras turmas, o que também auxiliaria na divulgação de seu trabalho.
    Parabéns

  11. DESENVOLVER OS ESTUDOS DENTRO DA NOVA TECNOLOGIA MUNDIAL.
    INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO APRENDIZAGEM DO ALUNO E TAMBÉM PARA AGILIZAR O TRABALHO DO PROFESSOR.
    PODER ABSOLUTO .

  12. Parabéns professor! aprender a utilizar como ferramenta de ensino as novas tecnologias, aponta novos caminhos para um trabalho criativo e que estimula o aprendizado do aluno.

  13. Parabéns professor! Quanta criatividade! Com certeza seus alunos amaram. Aprendizagem, conhecimento em uma proposta inovadora.

  14. Quanta criatividade! Com certeza seus alunos amaram. Aprendizagem, conhecimento em uma proposta inovadora. Parabéns!

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Professor de História desenvolve jogo inovador utilizando apenas formulário do Google - Blog da História
  2. Professor de História desenvolve jogo inovador utilizando apenas formulário do Google - Agrega News
  3. “Conselhos do Rei” coloca o estudante dentro de uma monarquia absolutista europeia.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*