Mulheres intelectuais na Idade Média é tema de livro digital gratuito

Novo livro dos historiadores Marcos Roberto Nunes Costa e Rafael Ferreira Costa reavalia o papel da mulher na Era Medieval. Elas atuaram (e muito) no mundo das letras, da medicina a dramaturgia.

Agência Café História | Bruno Leal Pastor de Carvalho

A Editora Fi acaba de disponibilizar mais um livro para download gratuito em seu site oficial: “Mulheres intelectuais na idade média: entre a medicina, a história, a poesia, a dramaturgia, a filosofia, a teologia e a mística, dos historiadores Marcos Roberto Nunes Costa e Rafael Ferreira Costa. Clique aqui para baixar o livro na íntegra, que traz a biografia de dezenas de mulheres que se destacaram nas letras durante o medievo.  

Segundo os autores, “é corrente afirmar-se que, antes da chamada Modernidade, não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito.  Que, se tomarmos como exemplo a Filosofia e a Teologia, as quais foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais durante a Idade Média, não encontraremos a presença das mulheres intelectuais nesse período”.

Isso, entretanto, segundo os autores, não é verdade, embora na maioria dos compêndios de filosofia a presença feminina seja praticamente nula. “(…) Se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental veremos que as mulheres sempre estiveram presentes, contribuindo indireta ou diretamente, seja como sujeito passivo ou ativo desta história. E até é possível identificar a presença de algumas delas já nos tempos remotos, na Filosofia Clássica Antiga, por exemplo, passando pela Antiguidade Tardia, pela Patrística (ou Alta Idade Média), pela Escolástica (ou Baixa Idade Média), até alcançarmos o Renascimento”.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Mulheres intelectuais na Idade Média é tema de livro digital gratuito (Notícia). In: Café História – História feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/mulheres-intelectuais-na-idade-media/Publicado em: 5 set. 2019.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*