Historiador conhece soldado ucraniano que foi fotografado lendo seu livro em trincheira

Timothy Snyder conheceu pessoalmente Oleksandr Shyrshyn, um soldado ucraniano que foi fotografado lendo "The Road to Unfreedom" em uma trincheira.
26 de março de 2023
Historiador conhece soldado ucraniano que foi fotografado lendo seu livro em trincheira 1
Oleksandr Shyrshyn e Timothy Snyder na Universidade Católica Ucraniana. Foto: reprodução.

Era o dia 2 de janeiro quando o soldado ucraniano Oleksandr Shyrshyn publicou em seu perfil no Facebook uma foto inusitada: deitado em uma trincheira, Shyrshyn lê o livro “The Road to Unfreedom Russia, Europe, America”, do popular historiador norte-americano Timothy Snyder, professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. A foto espalhou-se rapidamente pela web e o próprio Snyder a compartilhou. Na última sexta-feira, 24 de março, os dois se encontraram na Universidade Católica Ucraniana em Lviv e fizeram um registro fotográfico.

“Um encontro improvável, mas não acidental”, escreveu Shyrshyn na legenda da foto que postou dele e de Snyder. “Para um autor, a maior honra é o leitor”, escreveu Snyder em ucraniano.

Publicado em 2019, “The Road to Unfreedom: Russia, Europe, America” (em tradução livre, “O Caminho para a Não Liberdade: Rússia, Europa, América”) examina a ascensão do autoritarismo na Rússia, bem como os seus impactos nos Estados Unidos e Europa. Snyder argumenta que o uso da propaganda, desinformação e guerra híbrida pelo Kremlin desempenhou um papel significativo na formação do cenário político da Europa e dos Estados Unidos. Ele também explora os fundamentos filosóficos desse novo tipo de autoritarismo, que ele chama de “a política da eternidade”.

Historiador conhece soldado ucraniano que foi fotografado lendo seu livro em trincheira 2
“Para um autor, a maior honra é um leitor”, escreveu Snyder em ucraniano ao postar esta foto de Oleksandr lendo o livro de Snyder. Foto: reprodução.

A foto entre os dois foi publicada no perfil do soldado ucraniano no Facebook. “Fiquei muito surpreso quando Timothy Snyder repostou minha foto e ela ganhou tanta força. É apenas uma foto, nada de especial. [Achei] que passaria uma semana e todos esqueceriam. Embora o livro seja realmente interessante”, diz Oleksandr.

No Brasil, Snyder é um nome bastante conhecido.No país, ele tem três livros publicados: “Sobre a tirania: Vinte lições do século XX para o presente” (Cia das Letras, 2017), “Na contramão da liberdade: A guinada autoritária nas democracias contemporâneas”(Cia das Letras, 2019) e “Terra negra: O Holocausto como história e advertência” (Cia das Letras, 2016). “O Caminho Para o fim da Liberdade: Rússia, Europa, América” foi traduzido para o português de Portugal, publicado pela Edições 70.

Com informações do portal Ukrainska Pravda.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss