Sionismo é o tema do novo programa do mini-podcast do Café História

O que é sionismo, essa palavra que é repetida toda hora nos livros de história e na imprensa? Para nos ajudar a responder, nós convidamos o professor Michel Gherman, da Universidade Ben Gurion, de Israel.

Agência Café História

Para muitos, sionismo é um tipo de nacionalismo, nada além disso. Para outros, sionismo é um xingamento, uma forma de acusar outra pessoa de compactuar com a violência do Estado israelense contra os palestinos. Para alguns, sionismo é ainda uma doutrina política legítima e sem a qual o Estado de Israel não poderia existir de forma soberana.

Não há resposta fácil para o que é sionismo (ou ainda, sionismos, no plural). Para ajudar a pensar o assunto, contudo, convidamos o historiador brasileiro Michel Gherman, que atualmente faz seu pós-doutorado na Universidade de Ben Gurion, em Israel. Gherman, cuja tese de doutorado é sobre sionismo, nos ajuda a pensar a complexidade deste conceito, ainda muito mal-compreendido no senso comum e mesmo no plano intelectual.

Segundo o pesquisador, que é um dos coordenadores do Núcleo de Estudos Árabes e Judaicos da UFRJ, o NIEJ, devemos pensar o sionismo historicamente, evitando olhá-lo tão somente pelo prisma do conflito árabe-israelense.

Escute o mini-podcast do Café História no Spotify, gratuitamente,

Você também pode ouvir o programa no Anchor e no Deezer

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*