Em 1914, soldados ingleses encontraram esqueletos franceses da campanha egípcia de Napoleão 1
Imagem meramente ilustrativa. Produzida com Midjourney.

Em 1914, soldados ingleses encontraram esqueletos franceses da campanha egípcia de Napoleão

Historiadora britânica Vanda Wilcox encontrou documento enquanto pesquisava em arquivos da Primeira Guerra Mundial. Ele relatou a descoberta no Twitter.
16 de fevereiro de 2023

Em junho de 1914, às vésperas do começo da Primeira Guerra Mundial, soldados ingleses do regimento de Northamptonshire estacionados fora da cidade de Alexandria, no Egito, encontraram 3 esqueletos de soldados franceses que participaram da campanha egípcia de Napoleão Bonaparte, nas chamadas “Guerras Napoleônicas” (1803-1815).

A curiosa descoberta foi feita pela historiadora britânica Vanda Wilcox. “Minha surpreendente curiosidade de arquivo do dia”, escreveu Wilcox em sua conta no Twitter, onde divulgou o seu pequeno achado. Wilcox pesquisava documentos da Primeira Guerra Mundial, sua especialidade, quando se deparou com um documento produzido por membros do governo italiano no Cairo relatando o caso.

“Aparentemente, eles foram identificados pelos restos dos uniformes que usavam. Os restos mortais foram formalmente enterrados novamente com uma cerimônia franco-britânica, conjunta”, escreveu Wilcox, acrescentando que os italianos observaram a cena um tanto indiferentes”.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss