Universidades anunciam concursos públicos para docentes na área de história

Há processos seletivos para professor substituto e efetivo em diversos estados. Candidatos devem estar atentos a cada nova oportunidade: área acadêmica pode atravessar instabilidades nos próximos anos.

Bruno Leal | Agência Café História

No final de dezembro, diversas universidades públicas do país divulgaram a abertura de concursos públicos para docentes na área de história. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu processo seletivo para uma vaga de professor substituto de História Contemporânea – com regime de trabalho de 40 horas semanais. É exigido doutorado em história. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet até o dia 10 de janeiro deste ano.

Na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no Campus de Nova Andradina, o processo seletivo contempla uma vaga para professor efetivo, com dedicação exclusiva, em História do Brasil, área de concentração em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. As inscrições começam em 15 de janeiro. É preciso ter graduação em história e doutorado em história, ou educação.

Oportunidades em diversas instituições. Candidatos devem estar atentos a cada nova oportunidade: área acadêmica pode atravessar instabilidades nos próximos anos. Foto: Pixabay.

Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o processo seletivo oferece uma vaga para professor efetivo, com dedicação exclusiva, para História Medieval e Antiga. As inscrições serão realizadas das 10 horas do dia 14 de janeiro até às 17 horas do dia 01 de fevereiro de 2019, apenas via internet. O candidato ou candidata deve ter doutorado e graduação em história. Atuação no campos da capital, Manaus.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) é a que mais oferece oportunidades. São quatro vagas para áreas diferentes: História do Brasil República, História Contemporânea, História do Brasil Colônia e História da África – todas para professor república. As inscrições estão abertas e as provas ocorrem em fevereiro deste ano.

Já na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Departamento de História informa a abertura de concurso público para professor efetivo para área de História da África. As inscrições começam dia 14 de janeiro e vão até o dia 12 de fevereiro, na secretaria do Setor de Humanas, Ed. D. Pedro I – Cep: 80060-150. Há apenas uma vaga para professor com dedicação exclusiva. Titulação Mínima Exigida: Doutorado em História ou Graduação em História com Doutorado em Geografia, Antropologia, Sociologia, Ciências Sociais ou Ciência Política, obtidos na forma da lei.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Universidades anunciam concurso público para vaga de docente na área de história (notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/concursos-historia-2019/. Publicado em: 4 dez. 2019. Acesso: [informar data].

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*