Escrita da História, Portugal e Einstein  

Conheça as nossas dicas de livros de julho de 2017.

Da Redação

Não, nossas dicas deste mês não possuem um fio condutor. Mas quem disse que isso é um problema. Neste mês chuvoso e frio de julho – pelo menos aqui no Rio de Janeiro, onde estamos – nossa dica vai para três obras que acabam de chegar ao mercado editorial. Pela FGV Editora, a terceira parte do projeto “As Identidades do Brasil”, de José Carlos Reis, que já é uma referência para muitos que estudam historiografia brasileira. Pela Mauad, uma obra memorialista sobre a História Contemporânea de Portugal. E pela Zahar, finalmente, uma nova biografia de Albert Einstein. Dá uma conferida aí!

Escrita da História no Brasil

REIS, José Carlos Reis. As Identidades do Brasil 3 – De Carvalho a Ribeiro, História Plural do Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

Uma “incursão no projeto de mapeamento historiográfico das identidades do Brasil”. Desta forma, Marieta de Moraes Ferreira, professora titular do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) define “As Identidades do Brasil 3 – De Carvalho a Ribeiro, História Plural do Brasil”, novo livro do historiador José Carlos Reis, do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Recém-lançado pela FGV Editora, o livro é a terceira parte de uma coleção iniciada em 2007: Volume 1 (“De Varnhagen a FHC”) e Volume 2 (De Calmon a Bomfim). Segundo o autor, “o objetivo deste livro é a (re)escrita da história do Brasil, a construção e a reconstrução sobre a história brasileira durante o século XX”. A obra é dividida em duas partes: “Realistas” (José Murilo de Carvalho e Fernando Henrique Cardoso) e “Utópicos” (Raymundo Faoro, Evaldo Cabral de Melo, Raimundo Moraes e Darcy Ribeiro”). Resultado de um projeto de pós-doutorado desenvolvido pelo autor no Instituto de História da UFRJ, o livro é uma leitura importante para conhecer a história da historiografia brasileira. Clique aqui para saber mais.

História de Portugal

PAIVA, Mauricio. A Revolução e a Descolonização. Rio de Janeiro: Mauad, 2017.

Publicado pela Mauad, “Portugal, a Revolução e a Descolonização” é uma narrativa sobre Portugal do tempo recente, mais especificamente da Revolução dos Cravos e a sua relação com o processo de descolonização do Império Português. O livro combina memórias pessoais do autor, Mauricio Vieira Paiva, com documentos e anotações realizadas por ele ao longo do tempo. Paiva, mineiro de Pedra do Anta, na Zona da Mata de Minas Gerais, formado em Engenharia pela UFMG, participou ativamente do movimento estudantil no Brasil e, depois do Ato Institucional No.5, passou por diversos países, de Cuba à Argentina, passando pelo Chile e Argélia, até chegar a Portugal, onde viveu por cinco anos e onde foi professor de engenharia. No prefácio da obra, reforçando o seu caráter memorialista, o autor explica: “foco o meu olhar sobre o que vi e vivi: esse processo efervescente, vívido, pulsante, conturbado, por vezes caótico e imprevisível, em que o povo se congregou em clima de luta e de festa nas ruas e praças, com a sensação de quem varre definitivamente o passado recente para o livro da história e abre caminhos para um futuro renovado de esperanças”. Clique aqui para saber mais informações sobre o livro.

Einstein, uma biografia

BODANIS, David. Einstein – Biografia de um gênio imperfeito. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

Considerado “livro do ano em ciências” pelo Sunday Times, a nova biografia de Einstein, escrita por David Bodanis, ex-professor da Universidade de Oxford, chega ao Brasil pela editora Zahar. O livro se debruça sobre os pontos altos e baixos da mente de Albert Einstein, responsável por revolucionar a física newtoniana com a sua Teoria da Relatividade. “Biografia íntima que aborda tanto a vida pessoal do célebre físico, com seus romances e rivalidades, quanto seus objetivos e conquistas científicas, este livro revela o que devemos a Einstein – e quanto mais ele poderia ter alcançado se não fosse por suas imperfeições demasiado humanas”. Clique aqui para ler um trecho do livro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*