Antropologia é tema de novo episódio do História FM

Se você perguntar a um leigo “o que é História”, as respostas podem variar de “as coisas que aconteceram” a “um estudo do passado”, entre outras. Equivocada ou não, o grande público tem alguma noção aproximada do que seria essa área. Mas o mesmo acontece com a Antropologia?

Agência Café História

Uma área de extrema importância nas ciências humanas e com grande intersecção com a História, tanto por parte de historiadores como Carlo Ginzburg e Keith Thomas quanto de antropólogos como Marshall Sahlins e Jack Goody, a Antropologia ainda busca ser compreendida pelo grande público, e o mais recente episódio do podcast História FM, do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, dá sua contribuição.

Antropologia

Neste episódio, o primeiro dedicado ao tema entre outros que virão, Icles Rodrigues convidou as antropólogas Mariane Pisani e Ana Letícia de Fiori, professoras na Universidade Federal de Tocantins e Universidade Federal do Acre, respectivamente, para falar sobre a Antropologia clássica, desde seus primórdios em meados de início da era contemporânea, passando por algumas das principais correntes até a Escola de Manchester. Além de explicar do que se trata a disciplina, as professoras discutem muito do que a disciplina já fez em termos de autocrítica sobre suas bases, que ao mesmo tempo que buscavam conhecer o “Outro”, traziam uma enorme carga de alteridade.

Você também pode escutar o episódio em outros lugares:

Spotify: http://bit.ly/HFMspotify

Apple: http://bit.ly/HFMapple

Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer 

Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox

Pocket casts: https://pca.st/86lb

Google Podcasts: ouça no Google Podcasts

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*