Novos desafios do ensino de história é tema de debate ao vivo nesta quinta

Evento marca o lançamento do livro “Novos combates pela história”, que terá ciclo de debates ao vivo transmitidos pelo YouTube.

Bullying nas escolas brasileiras é problema no ensino
Ensino de história tem muitos desafios a enfrentar no século XXI. Foto: Unplash.

Nesta quinta-feira, 22 de abril, às 19h, acontece a live “Desafios e ensino de história”, com o historiador Jaime Pinsky, professor titular da Unicamp e fundador da Editora Contexto, e com Maria Ligia Prado, historiadora e professora emérita da USP. O debate terá ainda a mediação de Carla Bassanezi Pinsky, historiadora e editora. O encontro será transmitido online e gratuitamente via Facebook e YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia para participar.

O debate é o primeiro de um ciclo de lives organizado pela Editora Contexto para comemorar o lançamento do livro “Novos combates pela história”, organizado por Jamie Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky. De acordo com os organizadores, o conhecimento histórico passa por um momento turbulento: fake news, perseguições a professores, negacionismo, preconceitos e outras tantas violências. O livro vem justamente discutir esses problemas e propor formas de combatê-los dentro de sala de aula. 

“A História pode e precisa ser defendida. Especialmente agora, quando as mentiras, que sempre existiram, ganham uma dimensão diferente, com fake news vomita-das por atacado, de forma organizada. Querem mudar aHistória utilizando a técnica do negacionismo, recusando-se a admitir fatos indiscutíveis, como o massacre dos armênios pelos turcos, ou o holocausto, que dizimou acultura secular do judaísmo europeu. Negacionismo que esquece até da milenar exploração dos camponeses egípcios, sugerindo soluções interplanetárias (deuses astro-nautas e outras bobagens do gênero) para o problema de transporte de pedras para a construção de monumentos erguidos ao custo da morte de milhares de servos.Negacionismo que tenta apagar da História a repressão violenta e criminosa de regimes autoritários de todas as bandeiras, fascistas e stalinistas, de direita e de esquerda”, escrevem Jaime e Carla Pinsky na introdução do livro, que pode ser lida na íntegra, gratuitamente, aqui

Desconto na compra do livro 

Para marcar o lançamento,  “Novos combates pela História” estará com 30% de desconto para compras realizadas até o dia 5 de maio de 2021, através do cupom Combates30. Basta aplicar o código no campo “cupom de desconto” na página de finalização de compra e clicar em “Adicionar”. Mas atenção: o campo para inserir o cupom só aparece na fase de pagamento. O benefício não é cumulativo com outras promoções e descontos.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.