Livro examina negacionismo, fake news e outros desafios da história no presente

Para os organizadores da coletânea “Novos combates pela História”, Jaime e Carla Pinsky, “a História pode e precisa ser defendida”.

14

A Editora Contexto anunciou na última semana a pré-venda do livro “Novos combates pela História”, organizado pelos historiadores Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky. Idealizado para professores e pesquisadores, mas aberto a todos que gostam de História, o livro examina diversos fenômenos que estão alterando a nossa forma de pesquisa, estudar e nos relacionar com os saberes históricos. Os capítulos tratam de questões como fake news, negacionismo, anacronismo, divulgação histórica na internet, o lugar das minorias na história, o ensino, a história da Ásia, dentre outros. 

Para Jaime Pinsky, um dos organizadores da obra e fundador da Editora Contexto, a História está sendo ameaçada. “Temos a obrigação de combater fake news, revelar o uso malicioso e oportunista de meias verdades, denunciar o negacionismo e os anacronismos, valorizar o trabalho sério de historiadores e professores.” 

De acordo com Carla Pinsky, que também organiza a obra, o livro dialoga com o momento histórico em que vivemos: “a particularidade de nossos dias é que a História (a pesquisa séria, os historiadores, os professores da disciplina…) está sendo desafiada, questionada por frentes poderosas. Tais vozes de descrédito, desinformação, versões enviesadas ou mesmo mentiras com finalidades político ideológicas ganharam um megafone com a difusão das mídias sociais e as novas tecnologias. O livro mostra que a História é capaz de responder a esse desafio, continuando a se apoiar em documentos, fatos históricos e análises consistentes, mas também se preocupando mais com as diversas formas de divulgação de conteúdo”.

São os autores de “Novos combates pela História”: Carlos Fico, Maria Ligia Prado, Marcos Napolitano, Pedro Paulo Funari, Bruno Leal, Icles Rodrigues, Luanna Jales e Alex Degan, além dos dois organizadores. 

Desconto na compra do livro 

Para marcar o lançamento,  “Novos combates pela História” estará com 30% de desconto para compras realizadas até o dia 28 de abril de 2021, através do cupom Combates30. Basta aplicar o código no campo “cupom de desconto” na página de finalização de compra e clicar em “Adicionar”. O benefício não é cumulativo com outras promoções e descontos.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

14 Comments

  1. Boa Noite!
    Bruno além do tema do livro, fundamental nesses momentos tão conturbados, tenho interesse em suas outras linhas de pesquisas. Como posso ter acesso a suas outras obras/pesquisas?
    Grata,
    Rosilene Nóbrega

    • Oi, Rosilene. Tudo bem? Obrigado pelo interesse.
      Eu costumo divulgar minha produção no Linkdedin e no Twitter.
      Acho que por lá você consegue acompanhar o que venho publicando.
      Outro lugar que também pode ajudar é a minha conta no Academia.edu.

      Abraço!

    • Oi, Waldonier. Tudo bem? Na primeira linha da notícia existe o hiperlink para a página de venda.
      Lá você encontra o preço. O campo para o cupom de desconto aparece na “Etapa 3” (Pagamento)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.