Podcasts: história para ouvir no chuveiro, lavando a louça, no ônibus ou antes de dormir. Foto: Muhammadtaha Ibrahim Ma'aji, Unplash.

10 podcasts de história que você precisa conhecer

Organizamos uma lista com 10 podcasts produzidos por historiadores e disponibilizados gratuitamente. Projetos combinam entretenimento com conhecimento histórico.

Começar
14 mins

Durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, os meios digitais têm sido utilizados de forma ainda mais ampla para informar e entreter. Em vista disso, os podcasts, mídias de áudio de curta a longa duração, ganharam maior destaque no mundo da internet. Os episódios são publicados em plataformas digitais, como Spotify, Anchor e até no YouTube. Muitos são disponibilizados de forma gratuita e as séries podem abranger os mais diversos assuntos. A história não ficou de fora desta tendência.

Diversos pesquisadores na área interessados em divulgar seus estudos com o público mais amplo estão usando esse tipo de linguagem. Preparamos uma lista com 10 podcasts de história produzidos por historiadores que vão ampliar, ou quem sabe despertar, seu interesse pelo estudo das sociedades no tempo e no espaço.

#1 História FM

Podcast produzido e apresentado por Icles Rodrigues, graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto nasceu como desdobramento do Canal no YouTube “Leitura ObrigaHISTÓRIA”. Com propostas acessíveis e cuidadosas, o apresentador aborda diversas temáticas e temporalidades, que vão da Antiguidade ao tempo presente, em episódios quinzenais. Cada episódio tem um pesquisador especializado. O História FM está disponível em diversas plataformas, que podem ser conferidas aqui. O projeto é financiado por apoiadores, no site Apoia.se.

Sugestão de Episódio – 043 Racismo Estrutural: como ele opera em nossa sociedade?   

#2 Café História

Por que não? Não queremos ficar fora desta festa. Produzido pela equipe do Café História, o formato explora, em até 15 minutos, os temas de artigos e notícias publicados no portal. É carinhosamente chamado de “mini-podcast” pela curta duração dos episódios. Especialistas convidados pelo Café História falam brevemente sobre os conteúdos abordados. Assim como no site, os temas discutidos são diversos, podendo envolver desde a explicação de um conceito a notícias de grande circulação no tempo presente. Até o momento, seis episódios foram ao ar. Em 2021, um novo formato irá ao ar: os artigos do portal serão gravados pelos editores no formato de áudio, de modo a serem acessíveis a um maior número de pessoas. O podcast está disponível nas plataformas: Spotify e Apple Podcasts.     

Sugestão de episódio – 006 Quem foi Paulo Freire?

#3 Mais História, por favor!

Elaborado conjuntamente por integrantes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com a Rádio Universidade 800AM e UniFM 107,9FM. Professores/as e orientandos vinculados aos referidos grupos da Universidade são convidados a apresentar suas pesquisas ao longo dos episódios. Os assuntos abordados são amplos, como “rock e satanismo”; histórias do esporte (futebol e surf); epidemias (Gripe Espanhola) e estudos de gênero. Com duração aproximada de 60 minutos, os programas são exibidos quinzenalmente nas rádios citadas e estão disponíveis nas plataformas Anchor, Google Podcasts e Spotify. Confira o episódio mais recente do projeto:

Sugestão de episódio – Célia da Graça Arribas (+Hpf entrevista #2)

#4 Estudos Medievais

Estudos Medievais é um podcast produzido pelos integrantes do Laboratório de Estudos Medievais da Universidade de São Paulo (LEME – USP). Como seu nome já sugere, o foco dos episódios é o período medieval. Mas as temáticas apresentadas não se restringem ao eixo europeu. A um episódio especial, por exemplo. sobre “A África antes da Era Moderna”. Na série “Mundus”, historiadores que atuam fora do Brasil são convidados para um bate-papo com os apresentadores do podacast. Esses episódios são gravados em língua estrangeira. Grande parte dos programas conta com a presença de pesquisadores convidados que realizam um debate acerca de referências bibliográficas e de questões socialmente vivas que impulsionam os estudos medievais no tempo presente. Os episódios podem ser ouvidos na plataforma de sua preferência, clicando aqui.

Sugestão de episódio: Estudos Medievais 01 – Games e História

#5 História Pirata

Nesse podcast, o clima de diversão começa no título e alcança os episódios. Em sua apresentação, os ouvintes já são convidados a desbravar com profundidade uma das características marcantes do conhecimento histórico: a imprevisibilidade. Ele é apresentado pelos historiadores Daniel Gomes Carvalho, professor da Universidade de Brasília e por Rafinha, graduado em História pela Unicamp e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. A maioria dos episódios conta com a presença de pesquisadores convidados, e as temporalidades abordadas são amplas. Os apresentadores do podcast também realizam bate-papos a respeito de assuntos que marcam a profissão do historiador e o trabalho com a pesquisa histórica no presente. Junte-se a essa tripulação! Basta clicar aqui. Bruno Leal, editor-chefe do Café História, foi o convidado do 39° episódio do podcasts.

Sugestão de episódio: História Pirata #39 – História Pública e divulgação científica.

10 podcasts de história que você precisa conhecer 1
Não encontrou o seu podcast preferido de história? Diga qual é no espaço dos comentários. Foto: AndNowProjekt, Pixabay. 

#6 Atlântico Negro

Produzido por jovens intelectuais negros, em que a maioria dos integrantes é de historiadores, contando com a presença de uma educadora física. Os jovens são estudantes de graduação e pós-graduação, com formação concluída ou em andamento, nas seguintes instituições: Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual de Campinas. Os episódios são voltados para a história e cultura da população negra. Sempre recebem convidados para um bate-papo sobre temáticas diversas, como ciência e saúde da população negra em tempos pandêmicos e a valorização dos saberes negros em sala de aula. O próximo episódio do podcast, que vai fechar a primeira temporada, contará com a presença ilustre da escritora Conceição Evaristo. Será gravado em parceria com o Laboratório de História Oral e Imagem da UFF (Labhoi -UFF) e o professor Amilcar Pereira. Para acompanhá-los, basta clicar aqui.    

Sugestão de episódio: #002 Mulheres negras no espaço acadêmico

#7 HH Magazine: Humanidades em rede

Podcast produzido pela revista História da Historiografia e pala Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Está organizado em duas séries: “História da Historiografia” e “Conversas em rede”. A primeira é voltada para a apresentação de temáticas discutidas nos artigos publicados na revista. Já a segunda, concentra-se em bate-papos com historiadores a respeito de assuntos mais amplos, como futebol e relações étnico-raciais. Em ambas as séries, encontramos discussões sobre Teoria da História no tempo presente e os possíveis papéis e lugares do historiador na atualidade, em diálogo com o público mais amplo. Os episódios podem ser ouvidos no próprio site da HH Magazine ou no Spotify.  

Sugestão de episódio – Conversas em rede #EP6

#8 PETcast História

O PETcast História é um dos projetos organizados pelo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de História da Universidade Federal Fluminense. O grupo é formado pela coordenadora Renata Vereza, professora do Departamento de História da UFF, e por estudantes do curso de graduação em História. Seus organizadores propõem debates acerca de temáticas que têm afetado o tempo presente, como antifascismo, ideias de supremacia branca, antirracismo, bem como os usos públicos da história. Além disso, há debates sobre o passado, como o “Especial Eleições Brasileiras” e a série “Revoltas do Brasil”. Historiadores são convidados para compor os episódios e ampliar as discussões sobre as temáticas abordadas. O PETcast História está disponível no Spotify.

Sugestão de episódio – #17: Introdução às revoltas no período colonial.

#9 PODHISTÓRIA

Projeto desenvolvido pelo graduando do curso de História da Universidade Federal do Tocantins, João Marcos de Sousa Maia. O estudante foi monitor da disciplina Tecnologias Digitais e aliou esses conhecimentos à necessidade de dialogar sobre o curso de História com os calouros da graduação. Os episódios variam entre abordagens mais específicas sobre o mundo acadêmico, como as características do curso de História e as vantagens de publicações de artigos até debates sobre História e Cinema. O PODHISTÓRIA é produzido tanto para acadêmicos quanto para demais interessados na disciplina. João Marcos recebe convidados especialistas a fim de melhor explorar os temas abordados. Está disponível na plataforma de sua preferência, basta o clique. É possível apoiar o projeto no site Apoia.se.

Sugestão de episódio – #05 HQs como recurso pedagógico no ensino em História.

#10 Senta que lá vem História

Podcast elaborado por estudantes de graduação do curso de História que integram um Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, coordenados pela professora do Departamento de História, Priscilla Gontijo. Os episódios contam com a presença de professores convidados que dialogam sobre suas pesquisas. Com linguagem descomplicada, abordam desde a História da Paraíba a assuntos mais gerais, como os impactos da pandemia na educação à distância e o Orientalismo. Como integrantes da comunidade acadêmica, também atualizam os ouvintes sobre notícias da Universidade Federal da Paraíba. Para ouvi-los, basta clicar aqui. Aconchegue-se, e senta que lá vem História!

Sugestão de episódio – O Orientalismo em foco na China contemporânea.

Tem um podcast preferido de História que não encontrou em nossa lista? Deixe um comentário.

Thaís Pio Marques

Faz parte da equipe do Café História, onde realiza estágio voluntário. Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a graduação fez parte do Grupo PET Conexões de Saberes – Licenciaturas, voltado para a elaboração e desenvolvimento de Projetos pedagógicos interdisciplinares. Atualmente, organiza o perfil de Instagram “Poesia e oralidade”, onde compartilha textos breves sobre competições de poesia (slams) e seus participantes. O trabalho na rede social é
articulado aos estudos sobre História Oral e História Pública.

14 Comments

  1. Eu sou estudante de graduação em História. Recomendo você começar por livros mais didáticos e de divulgação, como: História do Brasil (de Bóris Fausto), Brasil: uma biografia (Heloisa Murgel Starling e Lilia Schwarcz). Há, também, uma coleção da Editora Contexto com livros bem didáticos sobre a História do Brasil e Geral.

  2. Muito obrigada pelas indicações, Giovanna! Espero que Marcelo, e quem mais conferir, possa aproveitá-las. Aproveito para indicar o livro História da África e do Brasil afrodescente, da historiadora Ynaê Lopes dos Santos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.