Universidade oferece curso online gratuito sobre tribunais internacionais

A plataforma online Coursera – criada por professores da Universidade de Stanford – está oferecendo o curso “Direito Internacional em ação: um guia para as cortes e tribunais internacionais em Haia”, elaborado e ministrado pela Universidade de Leiden, sediada em Haia, na Holanda.

Bruno Leal | Agência Café História

O curso Direito Internacional em ação: um guia para as cortes e tribunais internacionais em Haia é voltado para estudantes de História, Direito e Relações Internacionais. O curso é dividido em diversos módulos e permite que o usuário faça o download gratuito de artigos e vídeo-aulas. É possível requerer durante ou após o curso um certificado de conclusão, que é pago (US$29) e que apenas é concedido se o aluno tiver pelo menos 80% de aproveitamento em cada uma das etapas. O curso é ministrado em inglês. As vídeo-aulas contam com legendas em inglês e francês.

Leiden
Universidade de Leiden, em Haia, Holanda. Fonte: Wikipédia.

Direito Internacional em ação explica o funcionamento de cada corte e tribunal internacional presente em Haia e vê como essas instituições lidam com problemas contemporâneos. A partir de casos selecionados e por meio de entrevistas com juízes e advogados, o estudante pode explorar o papel dessas cortes e tribunais e seu potencial para contribuir com a justiça global. O primeiro módulo do curso investigará como a resolução judicial é diferente de outras formas mais políticas de resolução de conflitos, como a negociação e a arbitragem. Ele oferece uma breve visão geral histórica e introduz os órgãos judiciais e arbitrais situados em Haia. Nos módulos restantes é possível aprender sobre as funções dessas cortes e tribunais e sobre os desafios e panoramas que eles enfrentam. Três temas transversais unem todos esses módulos: (I) A interação entre lei e política; (II) O papel permanente do consentimento dos Estados; e (III) A habilidade das cortes e tribunais internacionais de proteger os interesses públicos e os valores globais.

Se você quiser ter um melhor entendimento do direito internacional em ação em Haia, bastante influenciado pela experiência do nazismo e do Tribunal de Nuremberg, esse definitivamente, pode ser um curso bastante interessante. Para saber mais, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*