Projeto acadêmico leva Teoria da História para a Wikipédia 

3 mins
2

Iniciativa de professores do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visa reformular e construir verbetes em Teoria da História.

Bruno Leal | Agência Café História

Desenvolver e reformular verbetes na área de Teoria da História na Wikipédia, a maior enciclopédia do mundo. Este é o mote de um novo projeto de extensão criado por professores do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O principal objetivo do projeto, intitulado “Teoria da História na Wikipédia”, é contribuir para a produção de material de qualidade para consultas, investigações, preparações de trabalhos escolares, ensaios e artigos acadêmicos, além de auxiliar docentes de diferentes graus a afinar saberes dentro do âmbito da Teoria da História e da História da Historiografia.

Projeto acadêmico leva Teoria da História para a Wikipédia  1
Equipe do Projeto Teoria da História na Wikipédia – UFSC – Foto: Danielly Campos Dias

A ideia nasceu de experiências prévias realizadas em sala de aula pela professora Flávia Varella e associa-se às discussões organizadas junto ao professor Rodrigo Bonaldo acerca da História Pública na UFSC. Aos dois docentes uniram-se duas bolsistas de extensão sob a supervisão voluntária de Felipe da Fonseca, editor e eliminador da Wikipédia. A iniciativa alia-se ainda ao projeto “Wikipédia na Universidade”, parte do programa “Wikipédia no Ensino”, que a enciclopédia virtual desenvolve em parcerias com universidades brasileiras visando qualificar o máximo possível o seu material.

Projeto acadêmico leva Teoria da História para a Wikipédia  2

“Acreditamos que o projeto aqui proposto possa ser uma iniciativa – apenas uma entre muitas possíveis – útil ao exercício do conhecimento humano e de uma ciência que se quer como moderadora da razão em serviço do debate democrático”, enfatizaram ao Café História a professora Flávia Varella e o professor Rodrigo Bonaldo.

Para acompanhar os trabalhos do projeto de extensão, clique aqui.


Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Projeto acadêmico leva Teoria da História para a Wikipédia  (notícia).  In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/teoria-da-historia-na-wikipedia/‎. Publicado em: 25 abr. 2018. Acesso: [informar data]

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social (UFRJ, 2015). Foi professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra, com especial ênfase no destino dos criminosos nazistas. Foi cocoordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ, o NIEJ entre 2011 e 2018. É membro da Rede Brasileira de História Pública e da Associação das Humanidades Digitais.

2 Comments

  1. Maravilhoso trabalho. Parabéns a todos da equipe. No momento que vemos o governo retirar aulas de história da escola pública vem uma notícia boa deste nível.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.