Projeto acadêmico leva Teoria da História para a Wikipédia 

Iniciativa de professores do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visa reformular e construir verbetes em Teoria da História.

Bruno Leal | Agência Café História

Desenvolver e reformular verbetes na área de Teoria da História na Wikipédia, a maior enciclopédia do mundo. Este é o mote de um novo projeto de extensão criado por professores do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O principal objetivo do projeto, intitulado “Teoria da História na Wikipédia”, é contribuir para a produção de material de qualidade para consultas, investigações, preparações de trabalhos escolares, ensaios e artigos acadêmicos, além de auxiliar docentes de diferentes graus a afinar saberes dentro do âmbito da Teoria da História e da História da Historiografia.

Equipe do Projeto Teoria da História na Wikipédia – UFSC – Foto: Danielly Campos Dias

A ideia nasceu de experiências prévias realizadas em sala de aula pela professora Flávia Varella e associa-se às discussões organizadas junto ao professor Rodrigo Bonaldo acerca da História Pública na UFSC. Aos dois docentes uniram-se duas bolsistas de extensão sob a supervisão voluntária de Felipe da Fonseca, editor e eliminador da Wikipédia. A iniciativa alia-se ainda ao projeto “Wikipédia na Universidade”, parte do programa “Wikipédia no Ensino”, que a enciclopédia virtual desenvolve em parcerias com universidades brasileiras visando qualificar o máximo possível o seu material.

“Acreditamos que o projeto aqui proposto possa ser uma iniciativa – apenas uma entre muitas possíveis – útil ao exercício do conhecimento humano e de uma ciência que se quer como moderadora da razão em serviço do debate democrático”, enfatizaram ao Café História a professora Flávia Varella e o professor Rodrigo Bonaldo.

Para acompanhar os trabalhos do projeto de extensão, clique aqui.


Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Projeto acadêmico leva Teoria da História para a Wikipédia  (notícia).  In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/teoria-da-historia-na-wikipedia/‎. Publicado em: 25 abr. 2018. Acesso: [informar data]

1 Comentário

  1. Maravilhoso trabalho. Parabéns a todos da equipe. No momento que vemos o governo retirar aulas de história da escola pública vem uma notícia boa deste nível.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*