Inscrições abertas para o 1º Simpósio Eletrônico de História Oriental

Evento, que é gratuito e online, acontece entre 9 e 13 de outubro de 2017.

Por Ana Paula Tavares | Agência Café História

O 1º Simpósio Eletrônico de História Oriental possui duas modalidades de participação. Na primeira, “Comunicador Individual”, o participante deve enviar um artigo, que, se aprovado pela organização, será aberto ao debate no site do evento. Há quatro áreas norteadoras: Próximo Oriente (Egito, Mesopotâmia, Israel), Extremo Oriente (China, Japão, Coréia e Sudeste Asiático), Ásia Central e Índia. Podem enviar trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação (veja aqui as normas de publicação). As inscrições para essa modalidade estão abertas até 3 de outubro (clique aqui). Serão certificados os comunicadores que responderem ao menos 75% das perguntas.

Cartaz do evento
Evento acontece em outubro.

Na segunda modalidade, “Participante-Leitor”, o participante deve ler e comentar os textos de sua preferência postados no site do evento. Essa participação é assíncrona, isto é, os “participantes-leitores” não precisam estar conectados ao mesmo tempo: seguindo a dinâmica de fórum de discussão online, as comunicações são postadas e, a partir do primeiro dia, os leitores podem fazer quantas perguntas e observações quiserem por meio do espaço de comentários. As inscrições devem ser realizadas até 8 de outubro (clique aqui). Serão certificados aqueles que fizerem ao menos três perguntas em um ou mais textos.

Além de comunicadores e participantes, o evento conta com três conferencistas: Edgar Leite, professor adjunto da UERJ e Membro da Academia Brasileira de Filosofia, Jana S. Rošker, do Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade de Ljubljana (Eslovênia) e Diretora da Associação Europeia de Filosofia Chinesa, e Xulio Rios,  Diretor do Observatorio de la Política China e coordenador da Red Iberoamericana de Sinología.

Outras experiências de simpósios online

O 1º Simpósio Eletrônico de História Oriental é uma realização do LAPHIS – Laboratório de Aprendizagem Histórica da Universidade Estadual do Paraná Campus União da Vitória (FAFIUV/ UNESPAR), responsável pelas três edições do Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. O formato tem obtido bons resultados. Na primeira edição, por exemplo, foram mais de 20 mil visitas, quase 100 perguntas e mais de 500 participantes. Cada edição resultou em um ou mais e-books, que você pode baixar na íntegra, gratuitamente, ou artigo por artigo, separadamente, nos links abaixo.

1º Simpósio Internacional de Ensino de História (2015): Tecendo Amanhãs e Pensando Amanhãs.

2º Simpósio Internacional de Ensino de História (2016): Para um novo amanhã e Por um outro amanhã.

3º. Simpósio Internacional de Ensino de História (2017): Canteiro de Histórias, Um pé de Histórias e Jardim de Histórias.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*