Não é sempre que um historiador aparece em listas dos livros mais vendidos no Brasil. Mas é o que está acontecendo neste momento. A revista Veja acabou de divulgar a sua lista dos mais vendidos no país e em nono lugar está o historiador Carlos Fico com o seu recém-lançado “Utopia autoritária brasileira”. O ranking tem por base dados apurados até o dia 26 de setembro de 2025.
Publicado pelo Selo Crítica, da Editora Planeta, o livro propõe uma reflexão histórica sobre as raízes do autoritarismo no país, conectando passado e presente em uma narrativa crítica e acessível. Carlos Fico, que é um dos maiores especialistas no estudo da ditadura militar brasileira, professor do Instituto de História da UFRJ, parte de décadas de pesquisa para abordar os discursos, projetos e práticas que sustentaram ideais autoritários como se fossem formas legítimas de “utopia nacional”.
Com essa conquista, Fico dá um bom passo para se juntar ao seleto grupo de historiadores que conseguem romper a bolha acadêmica e dialogar com um público mais amplo — algo cada vez mais raro em tempos de desinformação e revisionismo histórico. A presença de um livro de história crítica entre os mais vendidos demonstra também o interesse crescente do público por compreender um passado autoritário e de ruptura institucional que ainda teima em prolongar-se no presente.

Leia uma entrevista do Café História com Carlos Fico aqui.