Este site disponibiliza livros do século XIX

São mais de 100 livros didáticos publicados nos Estados Unidos nos anos 1800. Iniciativa é da Universidade de Pittsburgh. Coleção faz parte da Nietz Old Textbook Collection.

Bruno Leal | Agência Café História

O site da Universidade de Pittsburgh disponibiliza gratuitamente mais de 100 livros didáticos publicados nos Estados Unidos, no século XIX. Os livros estão em formato digital e fazem parte de uma coleção chamada Nietz Old Textbook Collection, fundada pelo professor da Universidade de Pittsburgh, John A. Nietz.

A coleção online também contém dois trabalhos produzidos pelo próprio Nietz. Nesses trabalhos, o professor examina livros escolares americanos históricos (em inglês os livros didáticos são chamados textbooks) no contexto da História da Educação.

Há livros de diversas disciplinas na coleção. Doze são de história, a maior parte sobre História dos Estados Unidos. Um deles é History of the United States: from their first settlement as colonies, to the close of the war with Great Britain in 1815 : to which are added questions, adapted to the use of schools, de Salma Hale.

Livros didáticos
Livros didáticos antigos podem ser objeto de estudo. Foto: Jason Wong no Unsplash.
Sobre o John A. Nietz

O fundador da coleção, o professor emérito John A. Nietz nasceu perto de Toledo, Ohio, em 1888. Graduou-se na Ohio University Norte em 1914, fez o mestrado na Universidade Estadual de Ohio, em 1919, e doutorou-se em Educação na Universidade de Chicago, em 1933. Durante sua estada na Universidade de Chicago, Nietz estudou com o famoso filósofo e teórico educacional John Dewey (1849-1912).

John Nietz passou grande parte de sua carreira na Universidade de Pittsburgh ensinando na Escola de Educação. Quando se aposentou em 1958, fundou a Coleção de Antigos Livros Didáticos de Nietz, doando sua biblioteca de 9.000 volumes de livros didáticos Ele adquiriu os livros quando pesquisava a história do ensino nos primeiros anos dos Estados Unidos. Durante sua carreira, Nietz dirigiu ou aconselhou mais de 30 dissertações e teses de mestrado baseadas na coleção. Dr. Nietz morreu em 1970.

Desde a sua criação, a coleção de livros didáticos de Nietz cresceu para mais de 16.000 volumes através de presentes e compras.

A coleção universitária

Para além de livros didáticos, a biblioteca da Universidade de Pittsburgh digitalizou mais de 100.000 itens exclusivos (mais de 1,5 milhão de imagens de página!), que fazem parte de diversas coleções exclusivas da universidade, o que inclui os Archives & Special Collections e o Center for American Music, além de vários membros do Pitt Faculty e instituições parceiras.

Livros didáticos no Brasil

No Brasil, os livros didáticos também gozam de grande importância e possuem uma longa história. Segundo a Associação Brasileira de Editores de Livros Didáticos, “Essa trajetória tem início em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) que, de imediato, não sai do papel. Só em 1934, quando Gustavo Capanema torna-se ministro da Educação do governo do presidente Getúlio Vargas, o INL recebe suas primeiras atribuições: a edição de obras literárias para a formação cultural da população, a elaboração de uma enciclopédia e de um dicionário nacionais e a expansão do número de bibliotecas públicas”.

Em 1938, uma nova mudança. “O livro didático entra na pauta do governo. O Decreto-Lei nº 1.006/38 institui a Comissão Nacional do Livro Didático para tratar da produção, do controle e da circulação dessas obras. Passados 11 anos (1934/1945), quando Gustavo Capanema deixa o MEC, não estavam concluídos o dicionário nem a enciclopédia, mas as bibliotecas cresceram para além do Rio de Janeiro e de São Paulo, graças à oferta de acervo oferecido pelo Governo Federal”.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Este site disponibiliza livros escolares do século XIX (notícia). In: Café História – História feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/livros-didaticos-do-seculo-XIX. Publicado em: 17 abr. 2019.

2 Comentário

  1. O Site do LEMAD-USP (lemad.fflch.usp.br) disponibiliza livros didáticos publicados no Brasil nos século XIX e XX. Vale a pena uma matéria semelhante a essa

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Este site disponibiliza livros do século XIX – CRB-8
  2. Livros didáticos no tempo – História De Casa

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*