Simpósio temático sobre Divulgação de Historia e História Pública faz sua estréia em evento nacional da Anpuh

Inscrições para STs do Simpósio Nacional de História já estão abertas. O encontro acontece entre os dias 15 e 19 de julho, em Recife.  

Ana Paula Tavares | Agência Café História

O Simpósio Temático 44 do 30o Simpósio Nacional de História da Anpuh , intitulado “Divulgação de História e História Pública”, recebe inscrições de trabalhos que investigam as dimensões práticas, teóricas e conceituais que constituem a circulação do conhecimento historiográfico no meio social. Esta é a primeira edição do evento a contar com este simpósio temático.

Entre as perguntas que mobilizam os debates e investigações desta temática estão: Como escrever história para as massas sem perder de vista o rigor acadêmico? Que linguagens, tecnologias e abordagens podem ser utilizadas na divulgação histórica? Como envolver o público na elaboração deste processo, de forma a valorizar suas experiências? Qual a diferença entre a divulgação de história feita por profissionais do campo e por não profissionais ou profissionais de outras áreas?

Historia-Publica
Foto: Inscrições para simpósios temáticos já estão abertas e vão até o dai 22 de março. Igor-Ovsyannykov, Pixabay.

Bruno Leal, editor do Café História e professor do Departamento de História da Universidade de Brasília, coordena o ST ao lado de Juniele Rabêlo, professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense e organizadora de diversos livros sobre o tema, entre os quais “Introdução à História Pública” e “História Pública no Brasil – sentido e itinerários”, ambos pela editora Letra & Voz.

Segundo os organizadores, são esperados “projetos e pesquisas que exploram os diferentes modos de fazer história para o grande público, ontem e hoje, no Brasil e fora dele: por meio de livros, revistas, coleções, curadorias, exposições, linguagem audiovisual, podcasts, internet, museus, arquivos, patrimônio histórico, entre outros meios e formatos”. Saiba mais sobre o ST aqui.

Serviço

O 30o Simpósio Nacional de História acontece entre os dias 15 e 19 de julho de 2019, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. O evento é o maior e um dos mais importantes eventos na área de História do país. A programação completa, que conta com conferências, minicursos, lançamentos de livros e mesas de debates, além dos simpósios temáticos, está disponível aqui.

A inscrições para este e outros simpósios temáticos do evento já estão abertas e vão até o dia 22 de março – são ao todo 160 opções listadas. Associados da Associação Nacional de História (ANPUH) com anuidade em dia pagam R$ 80,00. Já os não associados pagam R$ 390,00. Submeta a sua proposta de trabalho, clique aqui.

Como citar esta notícia

TAVARES, Ana Paula. Simpósio temático sobre Divulgação de Historia e História Pública faz sua estréia em evento nacional da Anpuh (notícia).  In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/divulgacao-de-historia-na-anpuh/. Publicado em: 18 jan. 2019. Acesso: [informar data].

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*