Atualidade da crítica de Theodor Adorno é examinada em livro com download gratuito

“Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica: vol. 1” traz artigos de pesquisadores de diferentes áreas.

Bruno Leal | Agência Café História

A crítica social presente nas obras do filósofo alemão Theodor W. Adorno é revisitada no livro “Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica: vol. 1”, que acaba de ser publicado pela Editora Fi. Adorno (1903-1963) foi um dos principais expoentes da chamada Escola de Frankfurt.

Disponível para download gratuito, o livro é organizado por Ricardo Timm de Souza; Fábio Caires, Marcos Messerschmidt; Renata Guadagnin, Pedro Savi Neto; Marcelo Leandro dos Santos e Oneide Perius. Um dos principais objetivos da obra é discutir a atualidade dos conceitos e das perspectivas da Teoria Social desenvolvida por Adorno.

theodor-adorno2
Adorno: um dos mais importantes sociólogos do século XX. Foto: reprodução da internet.

“Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica: vol. 1” reune importantes pensadores contemporâneos para apresentarem e discutirem a atualidade da crítica de Adorno a partir das cinco principais temáticas abordadas por Adorno: “Estética, música e literatura”, com os professores Prof. Dr. Fábio Akcelrud Durão (UNICAMP) e Prof. Dr. Martin Niederauer (Fakultät Gestaltung Würzburg – FHWS); “Formação, Experiência formativa e Educação” com Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP) e Prof. Dr. José Antônio Zamora (CCHS-Madrid); “Dialética negativa, materialismo e filosofia moral” com o Prof. Dr. Douglas Garcia Alves Júnior (UFOP) e Prof. Dr. Eduardo Soares (UFMG) e o Prof. Dr. Verlaine Freitas (UFMG), e, por fim, “Indústria cultural, Violência Institucional e reificação” com o Prof. Dr. Salo de Carvalho (UFRJ) e o Prof. Dr. Silvio César Camargo (UNICAMP).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*