O tutorial que ensina como criar jogos de história usando apenas o formulário do Google

Professor Tiago Rattes produziu um vídeo-tutorial que ensina a aplicar estratégias de gamificação de forma simples e didática. 

Bruno Leal | Agência Café História 

No último dia 1o de maio, o Café História noticiou um jogo-atividade chamado “Conselhos ao Rei”, criado pelo professor de história Tiago Rattes. Voltado para alunos do sétimo ano, o game foi construído utilizando-se apenas um formulário do Google (Google Forms),

“Conselhos ao Rei” convida o aluno a imaginar-se em um círculo de confiança de um monarca absolutista no início da formação dos estados nacionais. A cada nova etapa eles são apresentados a situações históricas típicas do período e tem que opinar, tendo sempre dois possíveis caminhos. Não há respostas “certas” ou “erradas. 

Rattes, que é mineiro de Juiz de Fora e professor da Escola Projeto 21, em Curitiba, contou ao Café História que a ideia do jogo-atividade surgiu dentro do contexto de isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus.

Esta semana, atendendo a pedidos de professores e professoras do Brasil inteiro, interessados em reproduzir a proposta, Rattes decidiu fazer um vídeo ensinando a utilizar o formulário do Google para fazer um game de história.

O vídeo tem pouco mais de 9 minutos:

Confira, na íntegra, o vídeo-tutorial do professor Tiago Rattes.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. O tutorial que ensina como criar jogos de história usando apenas o formulário do Google(Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/tutorial-gamificação/ensino-historia/. Publicado em: 5 mai. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

8 Comentário

  1. Parabéns Tiago!
    Tua iniciativa pedagógica estimula o querer saber, utilizando o universo que é familiar ao aluno. Boa sacada!! Gratidão! Abraço.

    • Fantástico! Nós precisamos, enquanto professores de História, buscar meio interativos e dinâmicos para mostrar como nossa disciplina pode ser ser divertida e formativa. É maravilhoso.

  2. Parabéns, professor!!! Aprendi a elaborar formulários do google, porém nunca explorei “sessão”. Achei fantástico! Estou entusiasmada no aguardo do próximo vídeo! Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*