O tutorial que ensina como criar jogos de história usando apenas o formulário do Google

Professor Tiago Rattes produziu um vídeo-tutorial que ensina a aplicar estratégias de gamificação de forma simples e didática.

15

No último dia 1o de maio, o Café História noticiou um jogo-atividade chamado “Conselhos ao Rei”, criado pelo professor de história Tiago Rattes. Voltado para alunos do sétimo ano, o game foi construído utilizando-se apenas um formulário do Google (Google Forms),

“Conselhos ao Rei” convida o aluno a imaginar-se em um círculo de confiança de um monarca absolutista no início da formação dos estados nacionais. A cada nova etapa eles são apresentados a situações históricas típicas do período e tem que opinar, tendo sempre dois possíveis caminhos. Não há respostas “certas” ou “erradas. 

Rattes, que é mineiro de Juiz de Fora e professor da Escola Projeto 21, em Curitiba, contou ao Café História que a ideia do jogo-atividade surgiu dentro do contexto de isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus.

Esta semana, atendendo a pedidos de professores e professoras do Brasil inteiro, interessados em reproduzir a proposta, Rattes decidiu fazer um vídeo ensinando a utilizar o formulário do Google para fazer um game de história.

O vídeo tem pouco mais de 9 minutos:

Confira, na íntegra, o vídeo-tutorial do professor Tiago Rattes.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. O tutorial que ensina como criar jogos de história usando apenas o formulário do Google(Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/tutorial-gamificação/ensino-historia/. Publicado em: 5 mai. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

15 Comments

  1. Parabéns Tiago!
    Tua iniciativa pedagógica estimula o querer saber, utilizando o universo que é familiar ao aluno. Boa sacada!! Gratidão! Abraço.

    • Fantástico! Nós precisamos, enquanto professores de História, buscar meio interativos e dinâmicos para mostrar como nossa disciplina pode ser ser divertida e formativa. É maravilhoso.

  2. Parabéns, professor!!! Aprendi a elaborar formulários do google, porém nunca explorei “sessão”. Achei fantástico! Estou entusiasmada no aguardo do próximo vídeo! Abraço!

    • Parabéns professor! É contagiante a forma com que você estimula o ensino de História. Aprendi muito com o compartilhamento da sua experiencia. Obrigada!

  3. Parabéns Tiago. Solidez na abordagem, estudo e movimento, saindo da mesmice. Apenas uma dúvida: a ideia cabe para qualquer temática? e, como se dá o retorno dos alunos, como isso aparece para vc numa avaliação, por exemplo?
    Ao Bruno, como sempre, meus parabéns pela divulgação no site.
    Forte abraço,

Deixe um comentário

Your email address will not be published.