O Café História é um portal de divulgação científica de periodicidade regular (semanal). Lançado no dia 18 de janeiro em 2008, o portal é voltado para historiadores e para o público em geral. Entre 2008 e 2016, o portal esteve hospedado na plataforma Ning. Neste período, ele apresentou um formato híbrido: rede social e portal de divulgação científica de história. A partir de janeiro de 2017, o Café História transferiu-se para a plataforma WordPress, deixando de ser uma rede social.

Nossa principal missão é divulgar a história produzida no meio acadêmico para o grande público e para os próprios historiadores. Defendemos que a divulgação é uma “vocação” do historiador acadêmico, ao lado do ensino e da pesquisa. Acreditamos que circulação do conhecimento é fundamental para o fortalecimento da democracia, para o desenvolvimento da ciência, do ensino e para a formação de cidadãos críticos. 

Os conteúdos do Café História estão divididos em cinco editorias: Bibliografias Comentadas (comentadas por um especialistas), História Importada (traduções de matérias publicadas em sites acadêmicos estrangeiros), Entrevistas (com profissionais de história e ciências humanas em geral), Por quê? (artigos curtos que visam responder a uma pergunta historiográfica básica) e Artigos (produzidos pelo próprio Café História ou por profissionais convidados pelo Café História). Publicamos toda segunda-feira um texto de uma dessas editorias.

O Café História possui ainda duas seções complementares: Dicas de Livros (dicas de livros antigos e novos), atualizada um vez por mês, e Notícias (notícias sobre o meio acadêmico e escolar, produzidas originalmente pelo Café História), atualizada de forma irregular. 

Este site é a nossa espinha dorsal. Aqui, você encontra nossos conteúdos exclusivos. Gratuitamente. Mas o Café História também possui perfis ativos no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Google Plus. Desta forma, conseguimos alcançar mais de 500 mil pessoas, espalhadas por diversas cidades e países. Usamos todas essas mídias para estar ainda mais próximos de você, com quem dividimos nossa paixão por história. Seja bem-vindo(a) e sinta-se em casa!

Bruno Leal Pastor de Carvalho | Fundador e Editor do Café História 

Ana Paula Tavares | Subeditora do Café História