Escravidão e Guerra Civil Espanhola são alguns dos destaques do novo número da Revista Topoi

Revista é uma publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Todo conteúdo é gratuito.

Por Bruno Leal | Agência Café História  

A Revista Topoi é uma das revistas acadêmicas mais tradicionais e bem-conceituadas da área de História no Brasil, tendo recebido nota máxima na última avaliação da CAPES. Em seu 36o número, referente ao período setembro-dezembro de 2017, a revista oferece a seus leitores artigos e resenhas dedicados a temas e períodos históricos variados, escritos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do mundo. São nove artigos no total, além de duas resenhas.

Revista-Topoi
Conteúdo da Topoi é gratuito. Foto: Pixabay

Em conversa com o Café História, o Editor-Chefe da Topoi, o historiador Henrique Gusmão, que também é professor do Instituto de História da UFRJ, falou sobre o novo número, que traz uma novidade bastante importante:

– A Topoi 36 consolida uma mudança importante para a revista: pela primeira vez, publicamos três números em um ano. A partir de agora, somos um periódico quadrimestral e nossas edições passam a sair em abril, agosto e dezembro. O número 36 segue a principal marca da Topoi: a variedade de temas, objetos e abordagens. Nossa proposta é a de divulgar diferentes estudos historiográficos contemporâneos, respeitando a grande diversidade destes nos dias de hoje. Publicamos, assim, neste mês, estudos sobre escravidão, sobre práticas culturais e religiosas específicas, sobre tensões políticas, indo do início da modernidade ao século XX. Também lançamos, neste mês, nosso novo website e estas mudanças demonstram o ânimo de todos os membros do Comitê Editorial para continuar trabalhando e concretizando a missão à qual a revista se propõe.

Todo o material pode ser baixado gratuitamente. Clique aqui para conferir o material.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*