Real Gabinete Português de Leitura digitaliza parte de sua hemeroteca

Instituição centenária com sede no Rio de Janeiro digitalizou jornais e revistas antigos. Material está disponível para acesso gratuito.
26 de janeiro de 2023

O arquivo digital é composto de dezenas de jornais e revistas portuguesas que variam do século XVII ao XIX. É o caso, por exemplo, do jornal oitocentista “Ilustração Universal”, de Lisboa, e de “O Universo Illustrado”, também de Lisboa, publicado entre 1877 e 1880. Para acessar o material, clique aqui.

O Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca situada no Rio de Janeiro. A instituição, fundada em 1837, tem uma grande coleção de livros, manuscritos e documentos sobre história, literatura e cultura portuguesa, brasileira e luso-brasileira. Ele é considerado um dos mais importantes acervos de livros raros e antigos da América Latina e é frequentemente visitado por estudiosos, pesquisadores e outros interessados na história e cultura portuguesa e brasileira, além de ponto turístico da cidade.

Real Gabinete Português de Leitura digitaliza parte de sua hemeroteca 1
Edição de 1884 do “Illustração Universal”, um dos títulos digitalizados.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss