Quadro de História – Revolução Russa

Nova seção do Café História destaca quadros feitos por professores e professoras em escolas. Na estréia, um quadro sobre a Revolução Russa.

Por Bruno Leal | Agência Café História

Quem faz a estreia de nossa nova seção educacional é o professor Bruno Ortiz, que também é desenhista (blog dele aqui), com um quadro sobre a Revolução Russa. O quadro que você vê abaixo foi feito há aproximadamente quatro anos com o 8o ano da Escola Bom Jesus São Luiz, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A escola já fechou e essa turma já se formou, mas o registro imortalizou o trabalho do docente.

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Ortiz falou com o Café História sobre a importância do desenho na sala de aula:

O desenho constitui uma das linguagens mais arquétipas do registro humano. Tendo a possibilidade, a maioria das crianças se expressa por meio de traços, seja num papel, seja numa parede. O registro no quadro através de desenhos torna este arquétipo recurso da educação inusitado, atraente e convidativo ao estudante. Suscita uma reinvenção do próprio caderno, recriando cada página para além das linhas. Para os professores que pensam “eu não sei desenhar”, vai uma receita do Pasquim: “desenhar é fácil, é só correr o risco”.

Você é professor ou professora e fez um quadro legal em uma de suas aulas de História? Envie uma foto dele para a seção “Quadro de História”: [email protected]. Não esqueça de dizer o seu nome completo, cidade, estado, o nome da sua escola e o ano da sua turma. Será um prazer divulgar o seu trabalho!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*