Nova série da Globoplay conta a história de casal que enfrentou a ditadura

“Jessie & Colombo” vai ao ar nesta quarta-feira, 29 de março. Série conta a história de Colombo Vieira de Souza Junior e Jessie Jane Vieira de Souza, casal que tentou sequestrar um avião no Rio de Janeiro durante o período autoritário. A ideia era trocar os reféns por presos políticos. A ação não deu certo e eles foram presos.
29 de março de 2023

Nesta quarta-feira, 29 de março, estreia a nova série documental do serviço de streaming Globoplay, “Jessie & Colombo”. A produção conta a história de Colombo Vieira de Souza Junior e Jessie Jane Vieira de Souza, casal que tentou sequestrar um avião da empresa Cruzeiro do Sul no Rio de Janeiro durante o período autoritário. O objetivo do casal era trocar os reféns por presos políticos. A ação, contudo, não seu certo e eles acaram presos e torturados por agentes do governo brasileiro.

“Jessie & Colombo” tem direção de Susanna Lira e narração de Andréia Horta e Humberto Carrão. Além de falar sobre a luta contra a ditadura, os quatro episódios da série ainda exploram como os laços afetivos amarram passado e presente de duas famílias oprimidas.

A história

A tentativa de sequestro ocorreu no dia primeiro de julho de 1970, no aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro. Poucos minutos após decolar do Rio de Janeiro com destino a São Paulo, o piloto do avião Caravello PP-PPDC foi obrigado a retornar para o Galeão. Quatro militantes do Comando Reinaldo Silveira Pimenta tomaram controle da aeronave. O plano era negociar a libertação de 40 presos políticos.

O plano não deu certo. Uma equipe especial da Aeronáutica controlou a situação em solo e conseguiu entrar na aeronave. Um dos militantes, Eiraldo Palha Freira, foi baleado e morreu alguns dias depois.

Em solo, o avião foi cercado por tropas especiais da Aeronáutica que, após esguichar espuma nas janelas para impedir a visão de dentro para fora, arrombaram a porta e invadiram a aeronave. Jessie Jane Vieira de Souza, Colombo Vieira de Souza Júnior e Fernando Palha Freire foram presos e condenados a mais de 20 anos de prisão.   A produção da Globoplay é contada por meio das cartas escritas pela dupla durante os quase dez anos de detenção.

Jessie e Colombo foram casados por várias décadas. Ele faleceu em 2020, enquanto Jessie é professora do Instituto de História da UFRJ. Ela foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso em 2019, defendido na Universidade Federal da Paraíba. Confira do trabalho de Giovana Souza Andriolli aqui. O trabalho se intitula “Apesar de você: vida e história de Jessie Jane Vieira de Souza (1964-1979).

Café História

Perfil da redação do portal Café História. Temos interesse em pautas sobre literatura, historiografia, mercado editorial, cinema, artes e cultura. História é o nosso foco, mas todas as áreas do conhecimento das ciências humanas e sociais nos interessam. Entre em contato conosco através do [email protected].

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss