PPGH-UFF disponibiliza livro sobre os 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964 para download gratuito

13
Obra é resultado de evento interinstitucional realizado em 2014.

Agência Café História

Encontra-se disponível para download gratuito o livro “50 anos do golpe: debates discentes”, publicado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense e organizado pelas pesquisadoras Lúcia Grinberg, Maria Paula Nascimento e Samantha Quadrat. A obra reúne 17 artigos distribuídos por seis grupos temáticos: “Artes: literatura, cinema e música”, “Direitas”, “Estado, Militares e Judiciário”, “Intelectuais e Imprensa”, “Ditadura e cultura” e “Memórias das oposições”.

Ditadura
Site do PPGH-UFF oferece vários outros livros para download gratuito. Foto: Unplash.

Em 2014, diversas universidades brasileiras organizaram uma série de debates, conferências e encontros para discutir as cinco décadas do golpe civil-militar de 1964. No Rio de Janeiro, um dos eventos mais importantes neste sentido foi o Seminário Internacional “50 anos do golpe”, realizado de 1 a 4 de abril, iniciativa conjunta de várias universidades do estado. O livro disponibilizado pelo PPGH-UFF apresenta os resultados dos “Debates Discentes”, iniciativa promovida no âmbito deste seminário. Os artigos ali reunidos foram escritos por estudantes de mestrado e de doutorado no âmbito de programas de pós-graduação, muitos deles atualmente mestres e doutores, que apresentaram suas pesquisas na forma de comunicações.

O “Seminário Internacional 50 anos do golpe” foi promovido em conjunto por várias instituições do estado do Rio de Janeiro: CPDOC/Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Clique aqui para fazer o download do livro.

Conheça outros livros gratuitos publicados pela UFF aqui.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

13 Comments

  1. Sou formada em história. Adoro conhecer mais e mais, buscar novas idéias e enveredar por um mundo até então desconhecido.

  2. Boa tarde! Preciso de um livro sobre Educação: História, Politica e Sociedade. Onde moro é muito pequeno, não temos uma livraria e a nossa biblioteca é muito pobre no quesito de literatura.Obrigada dese já. Att: Nilza carneiro.

    • Oi, Nilza. Tudo bem? Infelizmente, o Café História não tem como de atender o seu pedido. Mas fica sua mensagem aberta para aqueles que puderem contribuir. Abraço!

  3. Neste momento histórico Brasileiro. Me vejo na obrigação de ser conhecedora do histórico do país onde tenho orgulho ser nascida. Minha Pátria Amada Brasil!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.