Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro promove novo concurso de história

15 de maio de 2018
9

Segunda edição do Concurso de Estudo e Difusão da História do Rio de Janeiro é voltado para estudantes de níveis médio e superior.

Bruno Leal | Agência Café História

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) promove a segunda edição do Concurso de Estudo e Difusão da História do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como tema “Histórias do Rio”. Ela foi lançada no último dia 15 de abril e tem o objetivo de premiar estudantes de níveis médio e superior, incentivando a pesquisa, o estudo e a difusão da História, além de promover e defender o patrimônio natural e cultural da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro. O concurso destina-se à escolha de trabalhos que tratem de pequenas histórias do Rio de Janeiro, passadas em qualquer século e que abordem pessoas, bairros, ruas, instituições, fatos e/ou quaisquer acontecimentos.

Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro promove novo concurso de história 1
Sede do IHGRJ, no centro do Rio de Janeiro: Foto: IHGR.

O prazo limite para entrega ou postagem dos trabalhos nos Correios se encerra no dia 30 de setembro de 2018. Poderão participar do concurso estudantes de nível médio e de nível superior, devidamente matriculados em qualquer universidade na cidade e no estado do Rio de Janeiro, desde que não possuam vínculo de parentesco de até segundo grau com os membros da comissão julgadora. Para a presente edição do concurso, institui-se o Prêmio Mem de Sá em três níveis: a) Prêmio Mem de Sá – nível médio; b) Prêmio Mem se Sá – nível superior; c) Prêmio Mem de Sá – nível pós-graduação.

A premiação do Concurso ocorrerá em cerimônia a ser realizada na sala CEPHAS do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no mês de dezembro de 2018, durante a sessão magna do IHGRJ, quando serão entregues os seguintes prêmios: a) Livros de autoria de todos os sócios do IHGRJ aos vencedores dos níveis superior e pós graduação; b) Prêmio especial ao primeiro colocado do nível superior: um laptop; c) Publicação dos trabalhos dos três primeiros colocados, nos três níveis, na Coluna do IHGV, no Jornal Tribuna do Interior da cidade de Vassouras; d) Publicação, na Revista do IHGRJ, dos primeiros colocados nos níveis superior e pós-graduação.

Para informações completas do concurso, clique aqui para acessar o edital.

Em caso de outras dúvidas, procure diretamente o IHGRJ por meio do e-mail institucional da entidade, [email protected], ou por meio de seus telefones: (+55-21) 2252-4430 / 2509-5107. Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª – 9:30 às 17:00h.


Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro promove segunda edição de concurso de história (notícia).  In: Café História – história feita com cliques. Disponível em:  https://www.cafehistoria.com.br/ihgrj-concurso-2018/ ‎ Publicado em: 15 mai. 2018. Acesso: [informar data]

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

9 Comments

  1. Bruno Leal / Agência Café História
    No ano passado o Concurso foi um sucesso. Este ano também será, pois a publicação da iniciativa neste Blog, alavanca o numero de
    participantes.
    O IHGRJ agradece.

    • O mesmo aqui, José: para sanar essa e outras dúvidas, sugerimos que você entre em contato com os organizadores. Grande abraço!

    • O Edital esta no penúltimo parágrafo do texto publicado acima. É só clicar em cima de onde está escrito “clique aqui” em negrito.

      (O parágrafo é este: Para informações completas do concurso, “clique aqui” para acessar o edital.)

    • Art. 3 – Poderão participar do concurso estudantes de nível médio e de nível superior, devidamente matriculados em qualquer universidade na cidade e no estado do Rio de Janeiro, que não possuam vínculo de parentesco de até segundo grau com os membros da comissão julgadora.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss