Historiadores falam sobre a Independência e o bicentenário

Live nesta sexta-feira marca o lançamento do livro “Várias faces da independência do Brasil”, que acaba de ser lançado pela Editora Contexto.

Nesta sexta-feira, às 18h (horário de Brasília), os historiadores Bruno Leal e José Inaldo Chaves, professores do Departamento de História da Universidade de Brasília, participam da live de lançamento do seu mais recente livro: “Várias faces da independência do Brasil”, que acaba de ser publicado pela Editora Contexto. A transmissão poderá ser acompanhada pelo canal do Café História no YouTube e também pelo canal da Contexto.

LANÇAMENTO

VÁRIAS FACES

“Muito se falou, muito se discutiu e se escreveu sobre a Independência do Brasil. Já estava mais do que na hora de mostrar que o evento não se tratou de um ato isolado, representado por um único grito às margens do rio Ipiranga. O fato é que a Independência não teve uma face só, mas várias, e em diferentes lugares do país. De Norte a Sul, em diversas províncias, a independência envolveu diferentes grupos sociais, com características próprias. Tivemos, como veremos neste livro, resistências diferentes à própria concepção de independência. Esta obra, em vez de oferecer uma leitura única, nos oferece uma visão de conjunto registrada por historiadores cuidadosos, que trabalharam com documentos, em regiões distintas do Brasil. Depois deste livro, escrito com competência e paixão pela verdade histórica, nunca mais se falará da Independência da mesma forma.”

Historiadores falam sobre a Independência e o bicentenário 1

O livro é organizado por Leal, que também é editor-chefe do Café História, e Chaves e conta com a participação de sete outros autores e autoras, referências no assunto: Andréa Slemian (UNIFESP), Luiz Carlos Villalta (UFMG), Helio Franchini (MRE), Keila Grinberg (UNIRIO), Vânia Moreira (UFRRJ), Neuma Brilhante (UnB) e Janaina Martins Ribeiro (UFF).  

A obra chega em ótima hora, às vésperas das celebrações do bicentenário da independência brasileira. O tema também será contemplado na conversa entre os dois autores.

“Várias faces da independência do Brasil” já está à venda nas melhores livrarias do ramo. Mas desconto mesmo só em um lugar, no site da Contexto. Leitores do Café História possuem 25% de desconto através do cupom CafeH25. Mas atenção: ele não é cumulativo com outras promoções. O código deve ser informado na etapa de pagamentos, logo após selecionar a opção de frete.

Ana Paula Tavares

Subeditora do Café História. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (PPHPBC/FGV) , bolsista CNPq. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2006). É formada em teatro pela Casa de Artes de Laranjeiras – CAL (2010). Estuda História Intelectual, Imprensa, Mediação Cultural na trajetória da jornalista Yvonne Jean.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.