História da Historiografia faz campanha de financiamento coletivo

Periódico acadêmico é um dos mais importantes no campo da Teoria da História e da Historiografia. Objetivo é arrecadar 20 mil reais.

Bruno Leal | Agência Café História

O periódico acadêmico online “História da Historiografia” deu início a uma nova campanha de financiamento coletivo. O objetivo é arrecadar R$ 20 mil reais através do site “Vakinha”. O montante será utilizado para equacionar dívidas, planejar os próximos números e manter a estrutura editorial básica da publicação. Até o momento, 51 pessoas fizeram doações, totalizando R$ 8.105,00. A campanha foi criada no último dia 31 de março e se estende até o próximo dia 31 de julho. Para contribuir, basta preencher um rápido formulário online. Não existe valor mínimo ou máximo e é possível fazer a doação usando boleto bancário, cartão de crédito ou bitoin. Clique aqui para conferir.

Em geral, as revistas acadêmicas são mantidas através de editais de financiamento e pelo auxílio dos programas de pós-graduação aos quais se encontra vinculada. Contudo, diante da crise financeira que o país atravessa e dos sucessivos cortes nas verbas universitárias, a revista “História da Historiografia”, assim como outras publicações do gênero, vem encontrando dificuldades para custear algumas de suas demandas.

historia-da-historiografia 2
Capas da “História da Historiografia”. Periódico é gratuito e de livre acesso.

Na experiência anterior de crowdfunding (termo inglês para “financiamento coletivo”), em 2015, o periódico arrecadou pouco mais de 14 mil reais por meio de 150 contribuições. O valor foi utilizado para pagar os honorários atrasados de 2014 e 2015.

Periódico de excelência

Fundada há dez anos, “História da Historiografia” é uma publicação interinstitucional da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O periódico publica artigos, resenhas, entrevistas, textos e documentos historiográficos de interesse para os campos da história da historiografia, teoria da história e áreas afins. Tem por missões divulgar textos de teoria da história e história da historiografia, e promover o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas entre investigadores dessas duas áreas correlatas.

A revista possui Qualis A1 (o mais alto na classificação acadêmica) e é indexada nos seguintes serviços: Scopus | Elsevier, Gale|Cengage Learning, EBSCO (Historical Abstracts), Latindex, CLASE | Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades, [email protected], Sumários de Revistas Brasileiras, Google Acadêmico, LivRe!, Harvester2, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Portal de Periódicos da CAPES, European Reference Index for the Humanities.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*