Este projeto discute lacunas de gênero na Teoria da História e nos projetos Wikimedia

Ao longo de março, a campanha "Mais+ Mulheres na Teoria da História" promoverá um webinar, maratonas de edição e diversas oficinas visando a formação, capacitação e produção de conteúdo sobre mulheres na Wikipédia, no Wikimedia Commons, Wikidata e Wikiquote.

Entre 01 e 31 de março de 2022, acontecerá na Wikipédia em língua portuguesa o evento “Mais+ Mulheres em Teoria da História da Wiki”. Organizado pelos integrantes do projeto Mais+ Teoria da História na Wiki, o evento será a primeira atividade do ano voltada a aumentar a visibilidade de grupos sub-representados na grande área de História na Wikipédia. Ao longo de março, a campanha “Mais+ Mulheres na Teoria da História” promoverá um webinar, maratonas de edição e diversas oficinas visando a formação, capacitação e produção de conteúdo sobre mulheres na Wikipédia, no Wikimedia Commons, Wikidata e Wikiquote. A proposta do evento é ampliar e melhorar o conteúdo existente sobre mulheres, gênero e feminismo nas plataformas, em paralelo ao incentivo para que mais editoras participem da comunidade.

Para saber mais sobre as regras, sugestões de edição, formas de participação, e procedimentos para inscrição, consulte a página oficial do projeto clicando aqui.

Atividades

O mês Mais+ Mulheres na Teoria da História terá três atividades principais. A primeira delas será um webinar que busca incentivar a reflexão tanto sobre as lacunas de estudos de gênero na Teoria da História quanto em sua cobertura nos projetos Wikimedia. No dia 07 de março, às 18:30, horário de Brasília, acontecerá um webinar com Maria da Glória de Oliveira, professora de Teoria da História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e com Julia Baker, co-fundadora da “NaPupila”, para discutir tanto sobre as lacunas de gênero na Teoria da História quanto nos projetos Wikimedia. O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Este projeto discute lacunas de gênero na Teoria da História e nos projetos Wikimedia 1
Entre 01 e 31 de março de 2022, acontecerá na Wikipédia em língua portuguesa o evento “Mais+ Mulheres em Teoria da História da Wiki”.

A segunda atividade são os Dias “D”, reservados para estimular a edição de conteúdo em espaços coletivos virtuais na Wikipédia (10/03), no Wikimedia Commons (15/03), Wikidata (23/03) e Wikiquote (28/03). Participantes dessas atividades concorrerão a uma caixa temática com brindes exclusivos que entrelaçam os projetos wiki às mulheres. Inscrições para essa atividade podem ser realizadas clicando aqui.

O evento também conta com oficinas pré-agendadas de capacitação em grupo, que podem ser Laboratórios, Núcleos de Estudo e Pesquisa, Coletivos, Associações e turmas de graduação e pósgraduação. As oficinas têm duração de uma hora e ocorrem de forma virtual, com a presença de ao menos um facilitador da equipe organizadora. Cada é focada em uma das plataformas abarcadas pelo projeto e confere certificado aos participantes. Para maiores informações sobre o agendamento de oficinas para grupos, confira as instruções na página oficial.

Sobre o Projeto Mais+ Teoria da História na Wiki

O projeto Mais+ Teoria da História na Wiki tem como objetivo contribuir para a atuação de historiadores e de pessoas formadas ou em formação de áreas correlatas nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia, que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo, atuando especialmente na edição de temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e à epistemologia do Sul Global. Além disso, o projeto busca estimular o engajamento de grupos minoritários nos projetos Wikimedia no que diz respeito ao tema da Teoria da História.

O projeto é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEMI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta com o financiamento da Fundação Wikimedia por meio do Wikimedia Community Fund. Além disso, tem como parceiros a Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e oWiki Movimento Brasil.

Para saber mais, confira a página oficial do projeto na Wikipédia no link.

Café História

Perfil da redação do portal Café História.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.