Curso online examina o destino dos criminosos nazistas no imediato pós-guerra

O que foi considerado crimes de guerra? Como as forças aliadas se prepararam para lidar com a questão? O Brasil e a América do Sul foram mesmo um “paraíso para criminosos nazistas”? Eis algumas perguntas que vão orientar o curso, que acontece em fevereiro.

Começar
2 mins

Quem gosta de Segunda Guerra Mundial e quer saber um pouco mais sobre o que aconteceu logo depois dela já tem compromisso neste início de ano: o curso online a ao vivo “A questão dos criminosos nazistas no imediato pós-guerra”, que será ministrado toda terça-feira de fevereiro pelo historiador Bruno Leal, professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e criador do Café História.

Através da plataforma Sympla, e da ferramenta Zoom, Leal vai examinar o que aconteceu com os criminosos nazistas no imediato pós-guerra (1945-1950). O que foi considerado crimes de guerra? Como as forças aliadas se prepararam para lidar com a questão? O Brasil e a América do Sul foram mesmo um paraíso para criminosos nazistas? Eis algumas perguntas que vão orientar o curso, que dará certificado.

Informações importantes  

O curso custa 79,90 e é aberto a qualquer pessoa com interesse no tema, sem pré-requisitos. É possível pagar com cartão de crádito, PIX e boleto bancário. Também é possível parcelar o pagamento em até 12x. Professores/as e estudantes de instituições públicas têm 50% de desconto – basta enviar o comprovante para [email protected]. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Serão quatro aulas com duração de uma hora e meia, com tempo destinado a perguntas. As aulas serão gravadas e estarão disponíveis por 60 dias em link restrito para quem não pôde acompanhar ao vivo ou deseja rever o curso. Haverá certificado de 6h para os/as participantes do curso. O curso vai dispor de textos de apoio, mas a leitura não é obrigatória. O curso não conta com provas e nenhum outro tipo de avaliação.

[Aula 1] Introdução ao conceito de crimes de guerra (1h30h)

Crimes de Guerra e Direito Internacional Público

Século XIX: a regulamentação da guerra

Século XX: as duas guerras mundiais

[Aula 2] Os crimes da Segunda Guerra Mundial (1h30h)

Perseguição, desapropriação e legislação repressiva

Campos de concentração e de extermínio, execuções e guetos

Colaboracionismo e a lógica dos civis como coparticipantes dos crimes

As forças aliadas diante dos crimes de guerra

[Aula 3] Julgamentos e tribunais no imediato pós-guerra (1h30h)

A situação geral da Europa do imediato pós-guerra

O processo de desnazificação na Alemanha

Tribunais populares, execuções e justiçamentos populares

O Tribunal Militar Internacional de Nuremberg

Os Tribunais Subsequentes de Nuremberg

Política, esquecimento e revisão de julgamentos

[Aula 4] A América do Sul e os criminosos nazistas (1h30h)

O imaginário: o “novo perigo alemão”

“Rota dos ratos” e outras linhas de fuga

A América do Sul e os criminosos nazistas

O Brasil e os criminosos nazistas

Ana Paula Tavares

Subeditora do Café História. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (PPHPBC/FGV) , bolsista CNPq. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2006). É formada em teatro pela Casa de Artes de Laranjeiras – CAL (2010). Estuda História Intelectual, Imprensa, Mediação Cultural na trajetória da jornalista Yvonne Jean.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.