Inscrições abertas para curso gratuito sobre neurociência aplicada ao Ensino de História 1
Curso é online, livre, gratuito e autoinstrucional. Foto meramente ilustrativa.; Canva,

Inscrições abertas para curso gratuito sobre neurociência aplicada ao Ensino de História

Totalmente online, o objetivo principal do curso é compreender a importância do estudo da Neurociência para o processo ensino e aprendizagem no ensino de História.
13 de abril de 2023

A plataforma educacional “Eskada” está com inscrições abertas para o curso online (autoinstrucional e gratuito) “A Neurociência aplicada ao Ensino de História”. O objetivo principal do curso é compreender a importância do estudo da Neurociência para o processo ensino e aprendizagem no ensino de História. Clique aqui para conhecer outras informações e fazer a inscrição.

A formação é voltada proritariamente para acadêmicos, professores, educadores, pesquisadores, profissionais do setor público e privado, mas pode ser feita por qualquer pessoa. O nível de dificuldade do curso, segundo a plataforma, é básico. A formação possui carga horária de 60 horas.

O que é Eskada?

O “Eskada” foi desenvolvida em ambiente Moodle pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet), responsável pela criação de oportunidades de aprendizagem mediada por tecnologia e que valorizem alternativas de inovação pedagógica no âmbito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e conta com apoio da CAPES.

Atualmente, a plataforma dispõe de 57 cursos no catálogo e mais de 220 mil estudantes matriculados. Todos os cursos realizados na Eskada tem o certificado emitido pela Universidade Estadual do Maranhão.

O curso “A Neurociência aplicada ao Ensino de História” está dividido da seguinte forma:

MÓDULO I – NEUROCIÊNCIA E O ENSINO APRENDIZADO

A Neurociência e o ensino aprendizagem: como o cérebro se organiza para aprender?
A importância da Neurociência na formação de professores;
A Neurociência na formação do professor de História: conexões possíveis.

MÓDULO II – AS INTERFACES DA NEUROCIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS HUMANAS

O Ensino e a formação do professor em foco: proposições teórico-práticas sobre o processo ensino e aprendizagem;
A História nas diferentes abordagens historiográficas;
A História e a formação do professor, algumas abordagens.

MÓDULO III – A APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: teorias e práticas

Teoria da aprendizagem social;
A Evolução da Teoria Social Cognitiva;
A aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo?
Dimensões e conceitos teóricos básicos da autorregulação;
A autorregulação da aprendizagem: principais modelos teóricos.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss