Arquivo Nacional dos Estados Unidos doa equipamentos de proteção individual para hospitais

Suprimentos estão escassos no país por causa da epidemia do novo coronavírus. No país, há mais de 300 mil infectados e 3 mil óbitos.

Bruno Leal | Agência Café História

Nos Estados Unidos, o Arquivo Nacional (National Archives, NARA) encontrou uma solução criativa a fim de contribuir para a luta contra o novo coronavírus, causador da doença Covid-19. A instituição está doando parte de seus equipamentos de proteção individual para os hospitais do país. Máscaras, luvas, capotes e outros equipamentos especiais que protegem o usuário de microorganismos estão sendo transferidos para profissionais de saúde. 

Isso só foi possível porque os arquivistas utilizam os mesmos suprimentos que médicos e enfermeiros, mas para outro fim: o manuseio e a restauração documentos. Desta forma, o que antes era usado para preservar o “passado”, agora ajudará a salvar vidas.

Há alguns dias, o Arquivo Nacional começou a transferir esses equipamentos para a Equipe de Resposta de Gerenciamento de Emergência de Washington, que, por sua vez, trabalha com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos. Desde então, todos os itens tem sido distribuídos conforme a necessidade das regiões mais afetadas pela pandemia no país. 

Arquivo Nacional dos EUA

“Estamos travando uma guerra contra esse vírus e precisamos fazer o que pudermos”, disse o arquivista David S. Ferriero. “Fomos tocados pelas sugestões dos funcionários para doar suprimentos de proteção que temos em excedente. O apoio contínuo de agências, organizações e indivíduos é essencial para dar aos profissionais de saúde que estão na linha de frente a proteção necessária para ajudar aqueles que estão doentes.”

Funcionários do Arquivo Nacional americano em todo o país estão avaliando neste momento o seu inventário patrimonial para fazer doações adicionais. Há mais de 44 escritórios e postos avançados do Arquivo Nacional  em território norte-americano. A ajuda pode parecer pequena, mas o mundo vive uma corrida por esse tipo de equipamento. Países como a Turquia e o próprio Estados Unidos estão retendo equipamentos comprados por outros países para atender a demanda interna, que não para de crescer. Nos EUA, já são mais de 300 mil infectados. 

“A equipe do Arquivo Nacional tem sido ótima em identificar suprimentos que podem ser usados durante a atual emergência de saúde pública”, disse o diretor de operações William Bosanko. “Precisamos manter uma quantidade mínima para nosso próprio uso, mas fora isso, vamos trabalhar juntos para colocar o que não precisamos nas mãos daqueles que trabalham duro para salvar vidas e manter nossas comunidades seguras”.

O oficial de gerenciamento de patrimônio Calvin Shoulders está coordenando as doações com outras agências federais. “Os socorristas, médicos, enfermeiros etc. precisam deste equipamento de proteção pessoal para tratar adequadamente o povo americano, que precisa de ajuda para obter tratamento para o vírus COVID-19”, disse Shoulders.

Como surgiu a ideia 

A idéia começou com uma discussão em um quadro de mensagens interno da instituição em março, quando os funcionários estavam discutindo quando e como eles começariam a trabalhar em casa em período integral. Os especialistas em preservação e conservação sabiam que o mesmo equipamento usado para lidar com registros danificados por inundações, incêndios ou mofo estava em falta nos hospitais. Daí veio a ideia da dor esses equipamentos para os hospitais.

Os especialistas em preservação de filmes Heidi Holmstrom e Audrey Amidon, juntamente com Rachel Bartgis e Vicki Lee, do Laboratório de Conservação, estavam entre os primeiros funcionários a discutir possíveis doações. Amidon fez uma consulta à liderança do National Archives sobre a possibilidade de doar suprimentos. A resposta foi positiva. 

“Eu sei que o temos é apenas uma gota no balde”, disse Amidon, especialista em preservação de filmes e uma das idealizadoras da ideia, “mas esses equipamentos estão na nossa prateleira e podem ajudar a salvar vidas.”

Com informações do National Archives.

Como citar estar notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Arquivo Nacional dos Estados Unidos doa equipamentos de proteção individual para hospitais (notícia). In: Café História – História feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/arquivo-nacional-dos-eua-doa-equipamentos-para-hospitais/ Publicado em: 5 abr. 2020.

2 Comentário

  1. Esse excedente de Material foi desviado,”roubado” de paìses como o Brasil,França,Alemanha …esses materiais estavam contratados e jä nos avioes quando os americanos recompraram esses materiais por preços mais elevados.
    Nem eles bem os chineses foram honestos nos seus negöcios

  2. Os camioes em que se sabe que possa haver material medico,estä a ser alvo de ataques nas estradas da europa.
    A situaçao,tal è a situacao a que se chegou devido ao crescente numero de doentes diarios que precisam de cuidados mèdicos.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*