Pesquisadores disponibilizam download gratuito de livro sobre Ensino de História

Publicado em 2010, livro tem origem nos debates e reflexões do GT de Ensino de História e Educação da ANPUH/RS.

Por Bruno Leal | Agência Café História

“Ensino de História – desafios contemporâneos” foi organizado e publicado em 2010 por Véra Lucia Maciel Barroso, Nilton Mullet Pereira, Maria Aparecida Bergamaschi, Sirlei Teresinha Gedoz e Enrique Serra Padrós, em comemoração dos 15 anos do grupo de trabalho e suas Jornadas de Ensino. Como os autores não possuem mais livros impressos há um bom tempo, resolveram colocá-lo à disposição de todos através do formato PDF. Para fazer o download gratuito – e legal deste importante livro – clique aqui.

– Apresentamos um livro que expressa uma multiplicidade de pesquisas e experiências que, na sua diversidade, agrega e encaminha possibilidades de reflexão sobre as questões que emergem do e no ensino de História. Agrupamos os textos em cinco partes: I. Ensino de História e Educação Patrimonial; II. Políticas e Ensino de História; III. Questões étnicas e Ensino de História; IV. Currículos e Ensino de História; V. Ensino de História: Estratégias Contemporâneas – sublinham os autores na introdução da obra.

Ensino de História - capa do livro
Versão impressa do livro encontra-se esgotada.

No total, o livro, que tem quase 300 páginas, possui 18 artigos, que versam sobre os mais diferentes temas. Vanderlise Machado Barão e Gerson Wasen Fraga, por exemplo, escrevem o “O nativo e a nação: a formação da nacionalidade brasileira e a figura do índio integrado”. Já Alessandra Gasparotto e Enrique Serra Padrós escrevem “A ditadura civil-militar em sala de aula: desafios e compromissos com o resgate da história recente e da memória”. Ampla e democrática, obra deve despertar grande interesse de professores de História.

1 Comentário

  1. Sem tê-lo lido, apenas em vista de alguns dos títulos de seus papers, é provável que se trate, como um todo, de uma peça investigativa de primeira ordem. Uma resenha do mesmo está em ordem.

1 Trackback / Pingback

  1. Ensino de História | Café História | Blog do Fabrício

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*