“Revisionismo Histórico” é tema de podcast

Demian Melo, professor da Universidade Federal Fluminense, é o convidado do História FM.

Por Icles Rodrigues 

Está no ar o mais novo episódio do podcast História FM, parceiro do Café História. O programa traz desta vez uma conversa com o historiador Demian Melo, professor da Universidade Federal Fluminense, que discute o tema do “revisionismo histórico”. 

Revisionismo?

Toda pesquisa está sujeita a revisão e, por vezes, superação, e o caráter de mutabilidade das ciências – não apenas humanas – são uma característica importante na construção do conhecimento.

Contudo, os méritos da revisão dependem de uma profunda análise caso-a-caso, haja vista que alguns trabalhos de revisão são motivados não por novas descobertas, mas por perspectivas motivadas por questões ideológicas, e aí entra em jogo a questão da ideologia na pesquisa histórica, algo que gera diversos debates acalorados, divergências e até mesmo a perseguição política de profissionais.

Revisionismo Histórico é tema do novo programa do História FM
Revisionismo Histórico é tema do novo programa do História FM.

É possível escrever uma história “isenta”? Até que ponto o revisionismo é válido? Qual a diferença entre revisionismo e negacionismo? Quais os principais revisionismos e negacionismos nos debates historiográficos das últimas décadas. Zumbi, Guerra do Paraguai, Lampião, Ditadura, Revolução Francesa, Revolução Russa, Stalin… Todos esses e outros temas são discutidos nesse episódio. 

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Você também pode escutar o episódio em outros lugares:

Spotify: http://bit.ly/HFMspotify

Apple: http://bit.ly/HFMapple

Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer 

Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox

Pocket casts: https://pca.st/86lb

Google Podcasts: ouça no Google Podcasts

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Como citar esta notícia 

RODRIGUES, Icles. “Revisionismo Histórico” é tema de podcast (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/revisionismo-historico-podcast/. Publicado em: 29 abr. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*