Olimpíada de História lança versão gratuita e aberta ao público durante isolamento devido ao coronavírus

8 de abril de 2020
3

A iniciativa surgiu como uma forma de propor conhecimento e entretenimento neste momento em que boa parte das pessoas cumpre isolamento social.

Assessoria de Imprensa da ONHB

Após adiar a realização de sua 12ª edição por causa da pandemia do coronavírus, a Olimpíada Nacional em História do Brasil, projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), irá realizar uma versão gratuita e aberta ao público. O projeto, que ganhou nome de “Pré-ONHB 2020″, será totalmente online de 27 de abril a 22 de maio. As inscrições poderão ser feitas de 10 a 30 de abril.

A iniciativa surgiu como uma forma de propor conhecimento e entretenimento neste momento em que boa parte das pessoas cumpre isolamento social. A 12ª edição, que seria realizada entre maio e agosto teve de ser adiada para o segundo semestre devido à pandemia do coronavírus e ainda não tem data definida para ocorrer.

A “Pré-ONHB 2020” será semelhante ao projeto original, mas numa versão mais compacta. Ao invés de seis, serão quatro fases online em que os participantes devem, entre segunda e sexta-feira, responder às questões de múltipla escolha e realizar tarefas e desafios propostos. As etapas também preveem número menor de questões.

Olimpíada Nacional de História do Brasil

Diferente do seu formato original, não haverá eliminação a cada fase da competição. O participante poderá aproveitar todas as etapas e ao final receberá um relatório de desempenho.

O grande diferencial da “Pré-ONHB 2020” também está na oportunidade de qualquer pessoa se inscrever, sem critério de idade, profissão, escolaridade etc. A inscrição pode ser individual ou por domicílio – modalidade em que as pessoas em isolamento numa mesma casa poderão participar juntas.

A coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, explica que proposta surgiu com o objetivo de oferecer às pessoas uma atividade ao mesmo tempo de estudo e lúdica neste período de isolamento. “Muitas pessoas que já participaram da ONHB, agora poderão matar a saudade e se divertir. Também poderá servir como um treino às equipes que participarão da 12ª edição, além de estar aberta a outras pessoas que gostam e se interessam por temas relacionados à História do Brasil”, explica.

As provas são formuladas por docentes, alunos de pós-graduação e graduação ligados ao Departamento de História da Unicamp. O projeto traz conteúdos sobre a História do Brasil, mas também integra temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades, além de propor debates, análises, leitura etc.

Sobre a 12º edição da ONHB

Apesar do adiamento, a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História continua com as inscrições abertas até dia 31 de maio. (clique aqui para se inscrever). Uma nova data para realização da competição ainda será divulgada. (clique aqui e acesso comunicado sobre adiamento da 12ª edição)

A medida foi tomada pela comissão organizadora como uma forma de evitar prejuízos aos participantes e garantir isonomia entre as equipes. Isso porque apesar das seis fases da competição serem totalmente online há necessidade de interação entre os alunos e contato com o professor.

“Sabemos que parte dos participantes da ONHB utiliza a estrutura da escola, como computadores e internet, para realizar a prova, o que é inviável neste momento em que as aulas estão suspensas”, afirmou. “Nós queremos garantir que todos tenham condições estruturais para realizarem a prova e, neste momento em que o isolamento social é recomendado, isso ficou inviável”, acrescentou.

Como será a “Pré-Olimpíada de História”

Inscrições: de 10/04 a 30/04

Gratuito

Quem pode participar: aberto para qualquer interessado e a inscrição deverá ser feita individualmente ou por domicílio

Competição:

1ª fase: 27/04 a 01/05

2ª fase: 04/05 a 08/05

3ª fase: 11/05 a 15/05

4ª fase: 18/05 a 22/05

Mais informações e inscrições estarão disponíveis em breve no site: www.olimpiadadehistoria.com.br/

Mais informações, regulamento e inscrições no site: olimpiadadehistoria.com.br ou no link

Com informações Assessoria de Imprensa ONHB

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

3 Comments

  1. A Histöria do Brasil nao pode ser sö discutida no Brasil,mas num todo entre Portugal e Brasil,senao è uma historia incestuosa,incompleta.
    È bom que o CH estaja tao ativo com boas imiciativas para ajudar nestes tempps dificeis,nao è por acaso que jä estou por aqui desde 2008.
    Parabens

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss