Novo livro sobre a ditadura militar brasileira tem download gratuito

"A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar" foi publicado em 2018 e explora a forma como fontes orais são usadas no cinema documentário.

16

O livro “A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar”, publicado em 2018 e organizado pelos pesquisadores Gabriel Amato, Carol Dellamore e Natália Barud, está agora disponível para download gratuito. 

A obra é o resultado de sete edições da mostra “A ditadura na tela” realizada a partir de uma parceria entre o Núcleo de História Oral da UFMG e o Museu da Imagem e do Som. 

Na coletânea foram abordados temas diversos como censura, teatro, futebol, movimento estudantil, sindicalismo, sexualidade, tortura, feminismo, repressão e música são abordados ao longo da publicação, chamando a atenção para o caráter polifônico da produção documentária sobre o período.

Capa do livro "Ditadura em cena", lançado em 2018
Lançado em 2018, livro foi colocado para download gratuito pelos autores.

“O objetivo do projeto é refletir sobre os diferentes usos que as fontes orais vêm tendo na produção documentária sobre a ditadura militar no Brasil – exercício que foi feito em seis edições do projeto “A ditadura na tela”. Em equipamentos culturais da cidade de Belo Horizonte, dialogando com um público interessado em temas políticos, culturais e artísticos, diferentes pesquisadores analisaram como diversos sujeitos sociais vivenciaram e narra(ra)m os anos de arbítrio. Vozes de variados timbres e tons informaram sobre experiências da sociedade brasileira. Em pauta, nos debates, os conflitos, as negociações, as acomodações, as resistências – encontros e desencontros entre projetos e representações sociais de ditadura e democracia naquele período e nos que o sucederam.”

Como citar esta notícia 

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Novo livro sobre a ditadura militar brasileira tem download gratuito (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/livro-ditadura-no-cinema-download-gratuito/. Publicado em: 15 mai. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

16 Comments

    • É meio chatinho, mas da pra fazer. Clique no link e peça para abri no navegador. Em seguida, basta salvar no seu computador.

    • Não tem muito o que fazer, clica no link, não precisa se cadastras, aperta o x da caixa que aparece pedindo cadastro, e clica do lado de acessar, baixar direto. Pronto.

  1. Q legal para desmistificar a ideia dos tapados sem causa de agora que estão a fazer publicidade da ditadura militar no Brasil, Argentina, Chile, etc.

    • Lígia. Testamos o link e está abrindo normalmente.
      O post tem 9 mil acessos. É a primeira vez que tivemos um realto como o seu.
      Então, é muito provável que seja algum bug do seu navegador ou computador.
      Tente de outra máquina. Um abraço!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.