Inscrições abertas para curso online e gratuito de formação continuada sobre ditadura militar

O curso é oferecido pelo Laboratório de Estudos sobre os usos políticos do passado (LUPPA), do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

37
Grafite protesta contra o fechamento do restaurante estudantil Calabouço. Arquivo Nacional, Correio da Manhã, PH FOT 00229 453.

[Inscrições encerradas]

O curso “Debates recentes sobre a ditadura civil-militar brasileira em sala de aula” tem como objetivo proporcionar um espaço de análise e discussão de abordagens recentes da ditadura pela historiografia e fomentar práticas inovadoras de ensino sobre a temática, a partir da importância da educação em direitos humanos. Ele é coordenado pela historiadora Caroline Silveira Bauer e é oferecido pelo Laboratório de Estudos sobre os usos políticos do passado (LUPPA), do departamento de historia da UFRGS.

O curso acontece entre 31 de março a 2 de junho de 2021, totalizando 40 horas. Os encontros serão realizados de forma síncrona em três quintas-feiras, às 19 horas, nos dias 31/03, 05/05 e 02/06. O curso também terá  atividades assíncronas nas outras semanas. As aulas síncronas ocorrerão através da plataforma Google Meet, enquanto que as atividades assíncronas serão realizadas pela plataforma Moodle.  

As inscrições já estão abertas. Clique aqui para fazer a sua. O curso é voltado preferencialmente para professores de história do ensino básico. “Debates recentes sobre a ditadura civil-militar brasileira em sala de aula” é gratuito, mas a Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS cobra uma taxa de R$6,00 para quem deseja certificado, a ser paga posteriormente. As instruções para emissão serão disponibilizadas aos inscritos. 

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

37 Comments

  1. Boa tarde! Gostaria de fazer o curso, mas clico no local indicado e diz que não há mais vagas. Já acabou as vagas ou é problema no link?

  2. Olá. Gostaria de fazer… E mt importante para meu curso de formação… E seria ótimo participar… Entao por favor abram novas vagas para nos que soframos poder participar….

  3. Boa noite!
    As inscrições foram encerradas. Uma pena, no entanto gostaria de propor a publicidade das aulas e textos para aqueles que querem acompanhar mesmo não estando inscritos. Será que é possível?
    Deixo abaixo meu email para contato: [email protected]

    Obrigado desde já!

  4. Que pena as inscrições terem encerrado. Gosto muito desse período da história para estudo e debate. Sou pedagoga e trabalho com ensino fundamental e EJA educação de jovens e adultos. Espero que novas turmas sejam abertas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.