Pandemia de 1918 é tema de exposição fotográfica virtual

Além de fotografias, a exposição traz ainda cartas de enfermeiras, telegramas, cartões-postais, diretivas, relatórios médicos e outros documentos.

Bruno Leal | Agência Café História 

A pandemia do novo coronavírus renovou o interesse social por outras pandemias e crises de saúde pública. Antes da COVID-19, a maior ameaça epidemiológica enfrentada pela humanidade foi causada pelo vírus da influenza de 1918 (H1N1), causador da “gripe espanhola”. 

A situação foi realmente grave. Em uma época em que a infectologia ainda engatinhava e as condições de higiene nas grandes cidades eram bem mais precárias do que as de hoje, o vírus infectou cerca de 500 milhões de pessoas (um terço da população mundial) e pode ter causado até 100 milhões de mortes em todo o mundo. 

Nos Estados Unidos, um quarto da população contraiu o vírus, 675.000 morreram e a expectativa de vida no país caiu 12 anos. Sem vacina, as pessoas eram instadas a se isolar, praticar boa higiene pessoal e limitar a interação social, recomendações muito parecidas com as que são propagadas hoje pelas autoridades sanitárias e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que não existia em 1918.

A fim de tornar essa historia mais conhecida, o Arquivo Nacional dos Estados Unidos preparou uma exposição fotográfica virtual inédita. Ela conta como a doença se proliferou nos Estados Unidos, mudando paisagens e comportamentos. Registros de 100 anos atrás, que há apenas alguns meses pareciam pitorescas, distantes e datadas, agora parecem estranhamente familiares. 

“Tornamos esses registros mais amplamente disponíveis, na esperança de que eles contenham lições sobre o que esperar nos próximos meses e idéias sobre maneiras de evitar uma repetição e se preparar para o que se segue”, disse o NARA em sua página oficial.

Além de fotografias, a exposição traz ainda diversos documentos, como cartas de enfermeiras, telegramas, cartões-postais, diretivas, relatórios médicos e outros registros que nos ajudam a ter uma melhor dimensão dos impactos da doença nos Estados Unidos.

Como citar esta notícia 

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Pandemia de 1918 é tema de exposição fotográfica virtual (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/exposicao-gripe-1918-national-archives/. Publicado em: 21 jul. 2020. ISSN: 2674-5917.

1 Comentário

  1. Boa noite eu estou muito preocupada mesmo eu também inpresonda contudo queli hoje estamos na real na quelé tempo está li tudo hoje pesso deus nos ajude nos temos que ajudar um outro unzado máscaras lavando mão usando álcool gel vamosvencer

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*