Corrupção na Idade Média é tema de podcast da USP

Professora Maria Filomena Coelho, da Universidade de Brasília é a entrevistada do episódio número 10 do “Estudos Medievais”.

O décimo episódio do podcast “Estudos Medievais”, da Universidade de São Paulo, recebe a professora Maria Filomena Coelho, da Universidade de Brasília, em uma entrevista sobre o tema da corrupção. A professora aborda os significados do conceito na atualidade, bem como os diferentes sentidos que lhe eram atribuídos na Antiguidade e na Idade Média. Coelho alerta também sobre os cuidados que os historiadores devem tomar ao analisar o tema. O episódio foi ao ar nesta segunda-feira, primeiro de março. Clique abaixo para escutar o novo episódio.

Também é possível encontrar o podcast nesses agregadores: Google Podcasts, na Apple Podcasts, no Spotify e no Anchor. 

Estudos Medievais

“Estudos Medievais” é um podcast dedicado à Idade Média. Nele, é possível encontrar conteúdos sobre História, Arqueologia, História da Arte, Antropologia, entre outras áreas correlatas. A série “Mundus” é voltada para o diálogo com especialistas do período que atuam fora do Brasil. 

O projeto está hospedado dentro do “Guia Medieval”, indexador de conteúdos produzidos por especialistas latino-americanos sobre a Idade Média. Este projeto, uma iniciativa dos pesquisadores do Laboratório de Estudos Medievais (LEME), foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. O material indexado no Guia Medieval tem temas e formatos variados, de livros e artigos a podcasts e vídeo-aulas, de autoria de pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica e México.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.