Examinando as várias ondas do feminismo

Historiadora Joana Maria Predo é a convidada de nova edição do Podcast História FM, parceiro do Café História

Icles Rodrigues | Agência Café História

Formado por diferentes vertentes e momentos distintos na História, o movimento feminista trilhou um longo caminho para chegar ao seu patamar atua, onde diferentes vertentes e discursos permeiam os embates políticos de grupos minoritários.

Nos últimos anos muitos foram os momentos que discussões a respeito do feminismo vieram à tona nos debates públicos, desde a inserção de trechos do trabalho de Simone de Beauvoir em uma prova do ENEM até o próprio movimento “Ele Não”, inserido no contexto das eleições de 2018, e a forma como esses debates são conduzidos por vezes perpassam uma visão estereotipada dos movimentos feministas. Até mesmo a possibilidade de debate sobre o assunto no sistema educacional acaba se tornando motivo de paranóias políticas ditadas por medo do desconhecido.

Montagem mostra mulheres em Nova York e no Brasil em manifestação feminista.
Montagem mostra mulheres em Nova York e no Brasil em manifestação feminista.

Por conta disso, o podcast História FM convidou a professora Joana Maria Pedro, atualmente aposentada e voluntária pela Universidade Federal de Santa Catarina e ex-presidente da ANPUH, para conversar sobre a História do Feminismo. 

No episódio, Joana discute sobre a origem do conceito, as pautas da dita “Primeira onda do Feminismo”, as ondas posteriores, avanços e recuos de acordo com o cenário político de diferentes lugares em diferentes momentos e qual a situação do movimento no que hoje é chamada de “Quarta onda do Feminismo”.  

Serviço

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Escute esse e outros episódios nos seguintes lugares:

Spotify: http://bit.ly/HFMspotify

Apple: http://bit.ly/HFMapple

Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer

Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox

Pocket casts: https://pca.st/86lb

Google Podcasts: http://bit.ly/hstfmGP

Como citar esta notícia

RODRIGUES, Icles. Examinando as várias ondas do feminismo (notícia). In: Café História – História feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/as-varias-ondas-do-feminismo/. ISSN: 2674-5917. Publicado em 11. abr. 2020.

Icles Rodrigues

Bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutorando em História pela mesma instituição. Possui grande interesse na história dos nacionalismos e identidades (regionais e nacionais), nas memórias a respeito da Segunda Guerra Mundial e os conflitos de identidades na Europa após o fim da Guerra Fria. Pesquisa também na área de História e Música, focando no impacto de conflitos identitários e memórias na indústria cultural, mais especialmente nos diversos subgêneros do Heavy Metal. Atua na área de História Pública e divulgação científica, sendo criador e responsável pelo canal Leitura ObrigaHISTÓRIA do YouTube desde agosto de 2015.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.