Professora disponibiliza atividades pedagógicas sobre povos indígenas para uso em sala de aula

São quatro atividades no total. Material foi produzido como produto final de seu Mestrado Profissional em Práticas em Educação Básica.
2 de maio de 2017
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Atividades didáticas para sala de aula
Atividades pedagógicas dinamizam trabalho em sala de aula. Foto: Pixabay

A historiadora Rafaela Albergaria, professora de História e Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, está disponibilizando para download gratuito a sua dissertação (clique aqui para baixar), defendida em 2016 no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas em Educação Básica, do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. O trabalho, intitulado “Compartilhando saberes indígenas” e orientado pela professora Vera Lúcia Bogéa Borges, propõe quatro atividades pedagógicas sobre povos indígenas que podem ser reproduzidas livremente por professores de História de Ensino Médio.

O trabalho de Albergaria é resultado das reflexões teóricas da professora sobre a temática indígena e aplicadas na prática em diferentes salas de aula do ensino médio em escolas que pertencem à Secretária Estadual de Educação no Rio de Janeiro (SEEDUC) nos anos letivos de 2014 e 2015.

Segundo explica a autora introdução do material,

– o principal objetivo deste produto final do curso é compartilhar as experiências de sala aula com aqueles que atuam como professores ao trabalharem a temática indígena nas aulas de história em um dos segmentos da educação básica. Neste sentido, selecionamos os assuntos referentes à temática indígena em diferentes temporalidades e optamos por trabalhar em primeiro lugar com um tema da contemporaneidade a Aldeia Maracanã) para contribuir com a percepção da história enquanto o diálogo contínuo entre presente e passado.  As quatro atividades seguiram determinado formato que, em linhas gerais, pode ser sistematizado com a introdução, a motivação do assunto, a proposta de atividades, a articulação com os demais conteúdos do bimestre, a bibliografia consultada, a filmografia referente ao tema e que pode ser procurada e/ou assistida pelos alunos e a proposição de questões correlatas que possam proporcionar novos debates.

Os títulos das atividades são: (I) A Experiência da Aldeia Maracanã: Os embates na contemporaneidade acerca da temática indígena; (II) A temática indígena nos primórdios da América portuguesa: uma reflexão acerca do desafio para o cumprimento da lei no 11.645/08; (III) Os povos indígenas pelos relatos de viajantes e religiosos na América portuguesa: fontes históricas em debate; (IV) Quarta Atividade Pedagógica: Análise das iconografias dos indígenas no livro didático de história mais distribuído pelo PNLD de 2015 para o Ensino Médio.

Albergaria ainda reune no último capítulo da dissertação várias dicas voltadas para professores interessados na temática indígena: games, blogs, documentários, livros didáticos, filmes, vídeos, laboratórios, centros de pesquisa, músicas, textos e outros materiais que podem ajudar a preparar aulas mais lúdicas e enriquecedoras.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

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