Pesquisar no arquivo? Só uma visita por semana

Pesquisar no arquivo? Só uma visita por semana 1

História da Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) celebra neste 8 de julho o 72º aniversário de sua fundação e o Dia Nacional da Ciência. Para marcar a data, a SBPC vai disponibilizar gratuitamente em seu site o livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”. Se você quer conhecer um pouco mais da história da ciência no Brasil, corre lá e faz o download do arquivo.

Eleições de 2018 

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Arquivamento da Web e Preservação Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está fazendo o arquivamento dos sites dos candidatos à presidência na campanha de 2018 (boa parte deste material saiu do ar pouco tempo depois do fim das eleições). Os historiadores e cientistas políticos do futuro agradecem. A equipe do projeto já preservou os dados e está agora desenvolvendo algumas questões operacionais para disponibilizar tudo ao público. 

Uma visita por semana

Depois de meses fechado por causa da pandemia, o The National Archives (Arquivo Nacional Britânico) anunciou que reabrirá as suas portas no dia 21 de julho. Os historiadores que interromperam suas pesquisas na instituição certamente vibraram com o anúncio. Porém, o “novo normal” por lá será muito diferente. A diretoria do The National Archives estabeleceu várias regras de biossegurança. Uma delas é a regra de “uma visita por semana”. Ou seja, o pesquisador terá que se contentar em ir lá apenas uma vez por semana. Pelo visto, tem muita pesquisa histórica que vai demorar mais do que o previsto para sair…

“Notas de Rodapé” é a coluna de Bruno Leal, editor do Café História. Aqui você encontra notícias curtas, informações sobre eventos, dicas de livros, reflexões sobre a presença da história no tempo presente, sugestões de filmes, pensamentos sobre o ofício do historiador e muitas outras coisas legais que esse divulgador científico for encontrando pelo meio do caminho. Tem alguma pauta? Escreva para a coluna.

Leia outras edições do Notas de Rodapé

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*