Curta sobre a ocupação nazista de Paris é um dos destaques de festival de cinema gratuito na internet

“My French Film Festival” vai até o dia 19 de fevereiro. Há vários outros curtas, longas e animações – tudo gratuito e legendado em português.

Bruno Leal | Agência Café História

O curta-metragem “A Coleção” (La Collection, 13 min, 2017), do diretor francês Emmanuel Blanchard, é um dos destaques do festival de cinema francês “My French Film Festival”, em cartaz, gratuitamente, na internet. O filme é uma abordagem original sobre a ocupação nazista de Paris (1940-1944).

A história de “A Coleção” se passa em Paris, em 1942. Em plena ocupação nazista, Victor Gence, um marchand sem escrúpulos, compra por uma ninharia obras de arte de colecionadores judeus. Informado por uma zeladora, ele consegue entrar no apartamento do Sr. Klein, que aparentemente possui uma coleção fabulosa. O final do curta é tão surpreendente quanto tocante, explorando as nuances da Paris ocupada.

Para ver “A Coleção”, clique aqui (legendas em português). E para conferir outros filmes inéditos (entre curtas, animações e longas) que fazem parte do catálogo do festival (realizado todo mês de janeiro), clique aqui.

ocupação nazista de paris
O amor pela arte está no centro do curta-metragem. Foto: divulgação

“A Coleção” é baseado em um conto de Stefan Zweig (1881-1942) chamado “A Coleção Invisível”. Zweig nasceu em Viena e foi um dos escritores mais consagrados do século XX. De ascendência judaica, exilou-se da Áustria em 1934, um ano depois a vitória de Hitler e da expansão do asutrofascismo. Viveu na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Brasil, onde cometeu suicídio. Sua obra é extensa. Foi poeta, ensaísta, dramaturgo, contista, biógrafo e novelista. “Brasil, País do Futuro (1941)” é um de seus mais importantes ensaios.


Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Curta sobre a ocupação nazista de Paris é um dos destaques de festival de cinema gratuito na internet (notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/ocupacao-nazista-de-paris. Publicado em: 22 jan. 2019. Acesso: [informar data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.