Museu Nacional recebe Semana de Egiptologia

Evento acontece no Rio de Janeiro e já tem inscrições abertas.

Bruno Leal | Agência Café História

Entre os dias 27 de novembro e primeiro de dezembro acontece no Rio de Janeiro a Semana de Egiptologia do Museu Nacional. A SEMNA, como é mais conhecida, é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional, organizada pelo Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para inscrições e outras informações sobre o evento, clique aqui.

Egito-Antigo-mumia
Coffin of Khnumnakht, Middle Kingdom, Dynasty 13. Crédito: Rogers Fund, 1915, Accession Number:15.2.2a, b (The MET – NY)

A quinta edição do evento comporta três possibilidades de inscrição: pôster (titulação mínima: graduação em andamento), comunicações orais (titulação mínima: mestrado em andamento) e ouvintes. Nas mesas de debates estão confirmados nomes domo Rennan Lemos, da University of Cambridge, Pedro von Seegausen, no Museu Naiconal da UFRJ, Belém Castro, da Universidad Nacional de La Plata, e Érika Maynart, da Universidade de São Paulo, entre outros tantos, entre brasileiros e estrangeiros.

O evento

O objetivo do evento é reunir pesquisadores da área de Egiptologia oriundos de diversas áreas em um ambiente propício ao debate e à cooperação acadêmica. Além disso, a SEMNA tem como objetivo divulgar o conhecimento sobre o Egito Antigo à comunidade não acadêmica.

Semna era também a designação, na Antiguidade, da fortaleza construída pelo faraó Senusret I, que governou entre c. 1965-1920 a. C., na Núbia. Tal como uma fortificação, o evento busca lançar bases sólidas na integração e divulgação da Egiptologia no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*