Mais americanos morreram devido ao novo coronavírus do que na Guerra do Vietnã

Nesta terça-feira, número de mortos pela COVID-19 nos Estados Unidos ultrapassou a marca dos 58 mil.

Dois meses após o presidente Donald Trump minimizar a pandemia do novo coronavírus, os Estados Unidos tornaram-se não só o epicentro da doença no mundo, ultrapassando o número de 1 milhão de infectados, como ainda romperam a barreira dos 58 mil mortos, uma marca sombria: a partir de agora, mais americanos morreram em decorrência da pandemia do que na Guerra do Vietnã, uma das mais traumáticas da história do país. 

Presidente Donald Trump em jornal. No lugar da boca, um rasgo.
Presidente Donald Trump foi questionado quanto ao número de mortos. Foto: Charles Deluvio, Unplash.

Em menos de três meses desde a primeira morte confirmada, o COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, matou 58.365 pessoas nos Estados Unidos, segundo a Universidade Johns Hopkins. Na Guerra do Vietnã morreram 58.220 militares norte-americanos.

Proporção assustadora 

De acordo com o site de notícias NPR, a comparação esconde um dado ainda mais assustador. Embora o número de vidas perdidas nos EUA durante a pandemia e o número de mortos na Guerra do Vietnã sejam praticamente os mesmos agora, a taxa de mortalidade por coronavírus no país é consideravelmente maior. Atualmente, a doença vitimou cerca de 17,6 civis para cada 100.000 habitantes. Em 1968, o ano mais mortífero para os EUA no Vietnã, o número de mortos foi de 16.899, cerca da metade da taxa da pandemia – 8,5 soldados foram mortos para cada 100.000 habitantes dos EUA.

A revista  Intelligencer destacou que a correspondente de Washington em Nova York, Olivia Nuzzi, levantou a comparação em coletiva de imprensa com o presidente Trump: “Se um presidente americano perde mais americanos ao longo de seis semanas do que morreu em toda a guerra do Vietnã, ele merece ser reeleito?” De acordo com o veículo, diante da pergunta, Trump limitou-se a dizer que o número de mortes nas “projeções originais” sem distanciamento social seria de 2,2 milhões. 

Com informações de Intelligence e NPR.

Como citar esta notícia 

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Mais americanos morreram devido ao novo coronavírus do que na Guerra do Vietnã (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/mais-americanos-morreram-coronavirus-guerra-do-vietna. Publicado em: 29 abr. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*