Internet Archive tem serviços limitados após ataque cibernético

Plataforma de preservação digital volta a operar parcialmente após ciberataque, com medidas de segurança reforçadas.
24 de outubro de 2024
Internet Archive tem serviços limitados após ataque cibernético 1
Repositório, com milhões de itens gratuitos, e serviços de arquivamento da internet, é um dos mais usados por pesquisadores no mundo.

O Internet Archive, um dos maiores repositórios de conteúdo digital, sofreu um ataque cibernético em 8 de outubro. Desde então, seus principais serviços, como Wayback Machine e Archive-It, foram restaurados parcialmente. No dia 21 de outubro, o site archive.org voltou a estar disponível em modo de leitura, enquanto outros recursos permanecem suspensos. Serviços como upload, empréstimos de livros, revisão de itens, empréstimo entre bibliotecas e outros serviços ainda não estão disponíveis. 

Os hackers expuseram e-mails e senhas criptografadas, mas a segurança dos dados continua sendo a prioridade. Medidas adicionais, como o reforço de firewalls, estão sendo implementadas. Em nota, a equipe do Internet Archive reafirma seu compromisso com a preservação da história digital, encorajando a comunidade a contribuir com doações e relatórios de qualquer atividade suspeita.

Além disso, a instituição está revisando suas práticas de segurança para evitar futuros incidentes. A transparência sobre o ocorrido é uma prioridade, e o Internet Archive se compromete a informar seus usuários sobre as ações tomadas para garantir a integridade de seus serviços.

Internet Archive tem serviços limitados após ataque cibernético 2

O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss