D. Maria I em imagem usada na exposição virtual da Biblioteca Nacional.
Novo

Exposição virtual examina a trajetória de D. Maria I, Rainha de Portugal

“D. Maria I. Portugal e o Brasil: elos de uma mesma corrente” é uma produção inédita e original da Biblioteca Nacional. Exposição apresenta dezenas de documentos históricos que fazem parte do acervo da instituição.

“No tempo em que Portugal ainda era uma das maiores potências europeias, e dona de várias colônias, inclusive o Brasil, D. Maria I se tornou a primeira rainha de Portugal e Algarves de 1777 até 1815, e posteriormente, Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir de 1815 até sua morte, em 1816”, resume o texto de abertura da exposição virtual “D. Maria I. Portugal e o Brasil: elos de uma mesma corrente”, atualmente em cartaz no site da Biblioteca Nacional.

A exposição conta a curadoria da historiadora Mary del Priore, autora de inúmeros livros e artigos na área de História do Brasil Império. A vida de Maria I, injusta e machistamente apelidada em sua época de “a Louca”, é contada em 4 atos. Dentre os documentos usados na exposição, o visitante vai encontrar regimentos, despachos, cartas, narrações, pinturas, sentenças, súplicas e dezenas de outras fontes.

A época será o fio condutor para a apresentação de Portugal e Brasil na virada do século XVIII para o XIX, assim como sua relação com o mundo.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.