Exposição virtual examina a trajetória de D. Maria I, Rainha de Portugal 1
D. Maria I em imagem usada na exposição virtual da Biblioteca Nacional.
Novo

Exposição virtual examina a trajetória de D. Maria I, Rainha de Portugal

“D. Maria I. Portugal e o Brasil: elos de uma mesma corrente” é uma produção inédita e original da Biblioteca Nacional. Exposição apresenta dezenas de documentos históricos que fazem parte do acervo da instituição.
20 de janeiro de 2022

“No tempo em que Portugal ainda era uma das maiores potências europeias, e dona de várias colônias, inclusive o Brasil, D. Maria I se tornou a primeira rainha de Portugal e Algarves de 1777 até 1815, e posteriormente, Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir de 1815 até sua morte, em 1816”, resume o texto de abertura da exposição virtual “D. Maria I. Portugal e o Brasil: elos de uma mesma corrente”, atualmente em cartaz no site da Biblioteca Nacional.

A exposição conta a curadoria da historiadora Mary del Priore, autora de inúmeros livros e artigos na área de História do Brasil Império. A vida de Maria I, injusta e machistamente apelidada em sua época de “a Louca”, é contada em 4 atos. Dentre os documentos usados na exposição, o visitante vai encontrar regimentos, despachos, cartas, narrações, pinturas, sentenças, súplicas e dezenas de outras fontes.

A época será o fio condutor para a apresentação de Portugal e Brasil na virada do século XVIII para o XIX, assim como sua relação com o mundo.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss