Nova editora brasileira tem foco em autores independentes

“Labrador” é a nova opção no segmento da autopublicação. Método pode ajudar quem deseja publicar dissertações ou teses.

Bruno Leal | Agência Café História

Criada por Daniel Pinsky, sócio da Editora Contexto, a “Labrador” foi lançada recentemente para ajudar escritores independentes que têm encontrado dificuldade em publicar nas grandes editoras. Na “Labrador”, o autor paga para ter o livro publicado, o que inclui diagramação, ilustração, evento de lançamento, divulgação em mídias sociais e distribuição no mercado. Serviços do tipo, chamado de self-publising ou, em português, autopublicação, podem ser uma alternativa interessante para aqueles que desejam publicar, por exemplo, dissertações de mestrado e teses de doutorado. A editora, a propósito, tem um selo destinado a esse tipo de produção, a “Labrador Universitário”.

Editora-Labrador---Autopublicao
Labrador pode ajudar muitos acadêmicos a publicarem seus trabalhos. Foto: Labrador.

A autopublicação não é um fenômeno tão novo, mas vem se consolidando no país nos últimos anos no mercado editorial. O modelo tem permitido ao autor publicar mais rapidamente, ter um atendimento mais personalizado e quebrar com um certo imperativo comercial das editoras convencionais, que muitas vezes deixam de publicar ótimas obras porque estas supostamente não teriam um grande potencial de venda – avaliação não raro equivocada. Além das editoras, grandes livrarias já estão de olho no segmento. De acordo com o Diário Catarinense, dos 100 livros mais vendidos na Amazon brasileira, 30 foram lançados pela ferramenta de autopublicação de ebook que a empresa criou, enquanto que a Saraiva já possui 11 mil ebooks publicados desta forma e 12 milhões de acessos por mês.

– A Contexto, editora da qual sou sócio, recebe mais de 150 originais por ano.  Ela consegue publicar apenas uma pequena fração deste total. Depois de 25 anos no mercado fundei a Labrador porque não me sentia confortável em indicar, a tantos autores que me pediam sugestões de como publicar, nenhuma empresa de publicação própria. A Labrador é a primeira editora de autopublicação Premium do Brasil, disse Pinsky ao Café História.

O conceito de premium citado por Pinsky se refere a serviços mais personalizados que a editora disponibiliza, como, por exemplo, diagramação especializada em projetos que utilizam muitas imagens ou figuras, como em livros infantis, assessoria editorial ou contato direto do autor com o capista, o responsável pela elaboração das capas. É possível lançar o livro no formato digital e impresso. Entre os livros de História publicado pela Labrador está “Pequena História do Rio de Janeiro”, de José Guilherme Soares Teles, que usa a literatura de cordel para contar os diversos momentos da cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*